PUBLICIDADE
Topo

Meu carro


IPVA: amanhã é último dia para pagar imposto de veículos com final 1

Veículos sem os documentos em dia são proibidos de circular  - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Veículos sem os documentos em dia são proibidos de circular Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

De Carros

10/03/2020 16h07

A placa do seu veículo termina com o número 1? Se a resposta for sim, atenção: amanhã é o prazo final para pagar a terceira e última parcela do IPVA 2020. O pagamento pode ser feito em agências bancárias credenciadas ou casas lotéricas com o número do RENAVAM (Registro Nacional do Veículo Automotor).

Também é possível quitar o IPVA pela internet e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas pela Secretaria da Fazenda e Planejamento. Para mais informações, entre em contato com a Secretaria pelo telefone 0800-170110 (por telefone fixo), (11) 2450-6810 (só para chamadas por telefone móvel) e pelo canal Fale Conosco

Quinta-feira (12) é o prazo final para pagar o imposto de veículos cuja placa termina em 2, e sexta-feira (13) para as placas de final 3. Assim segue, sucessivamente e desconsiderando finais de semana, até o dia 24 de março, prazo final para placas de final 0.

E quem atrasar?

O atraso no pagamento do IPVA deixa o proprietário do veículo sujeito a uma multa de 0,33% a cada dia após o prazo, com juros de mora com base na taxa Selic. Após 60 dias, a multa corresponde a 20% do valor do imposto.

Se o contribuinte ainda assim deixar de pagar o IPVA, o débito é inscrito em Dívida Ativa. Isso significa que o nome do proprietário do veículo é incluso no Cadin Estadual (o que o impede de acessar benefícios como um crédito obtido por solicitar a Nota Fiscal Paulista) e a multa passa a 40% do valor do imposto.

Não pagar o IPVA impede o proprietário de licenciar o veículo, e veículos que circulam sem a documentação em dia podem ser apreendidos.