PUBLICIDADE
Topo

Salsicha da VW: como é feito o produto mais vendido da montadora alemã

Montadora produz receita própria na fábrica de Wolfsburg há 47 anos; embutido leva curry e tem baixo teor de gordura - Divulgação
Montadora produz receita própria na fábrica de Wolfsburg há 47 anos; embutido leva curry e tem baixo teor de gordura Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/01/2020 04h00

Em 2019, novamente o produto mais vendido da Volkswagen em todo o mundo não foi um carro. O item com mais unidades comercializadas pela marca foi a salsicha produzida na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha - onde fica a sede da montadora europeia.

Para se ter uma ideia, o embutido, que tem receita exclusiva, somou 6,81 milhões de unidades fabricadas no ano passado.

A quantidade supera as vendas totais de veículos da VW no período, que chegaram a 6,28 milhões de exemplares em todos os países onde a montadora está presente. O recorde é de 2015, quando 7,2 milhões de embutidos foram produzidos pela empresa.

A Volkswagen fabrica as salsichas, do tipo currywurst, desde 1973. Inicialmente, elas eram feitas apenas para consumo dos funcionários da unidade em Wolfsburg, nos 17 restaurantes da fábrica. Porém, há anos são vendidas em lojas de conveniência e outros pontos de comércio da Alemanha.

Em 2018, VW festejou 45 anos de fabricação ininterrupta do alimento na sede da empresa, na Alemanha - Divulgação
Em 2018, VW festejou 45 anos de fabricação ininterrupta do alimento na sede da empresa, na Alemanha
Imagem: Divulgação

Algumas concessionárias, inclusive, têm a tradição de presentear clientes com o alimento. O alimento tem até código de identificação no catálogo de peças da empresa: 199 398 500 A.

De acordo com a montadora, a capital Berlim é uma das maiores consumidoras da salsicha, cuja receita leva temperos como curry, condimento muito popular na Alemanha, e outras especiarias. Geralmente, é servida com acompanhamento de batatas fritas e ketchup.

30 funcionários na produção

Embutido é fabricado 3 vezes por semana por equipe de aproximadamente 30 funcionários da própria Volks - Divulgação
Embutido é fabricado 3 vezes por semana por equipe de aproximadamente 30 funcionários da própria Volks
Imagem: Divulgação

As salsichas são feitas três vezes por semana com carne de porco em um açougue instalado dentro da fábrica em Wolfsburg.

Aproximadamente 30 funcionários participam da produção, a maioria formada por açougueiros treinados.

Após receberem os condimentos e ganharem o formato final, os embutidos passam por defumação com madeira de verdade durante cerca de cem minutos. Em seguida, o alimento é pesado e embalado para envio a outras instalações da Volkswagen e clientes em geral.

Segundo a Volks, um dos segredos para a qualidade do produto está no baixo percentual de gordura, de apenas 20%, enquanto a média das salsichas fabricadas na Alemanha traz 35%.

Tanta tradição, porém, foi quebrada em nome dos novos tempos: a Volkswagen também fabrica salsichas vegetarianas para agradar quem não come carne.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.