Topo

Procon notifica GM e pede esclarecimentos após problemas com Onix Plus

Chevrolet Onix Plus Premier - Murilo Góes/UOL
Chevrolet Onix Plus Premier Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

23/12/2019 15h10

Os problemas no Chevrolet Onix Plus 2020 desde seu lançamento levaram o Procon a notificar oficialmente a General Motors. O órgão pede esclarecimentos sobre as causas dos defeitos e os planos da fabricante para consertá-los para os consumidores que já adquiriram o novo modelo.

O aviso vem após a montadora não ter comunicado da maneira correta um recall devido a um sério problema de vazamento de combustível tanto no Onix como no Onix Plus. Não realizar um chamado por um defeito do qual se tem conhecimento fere o Artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor.

O outro problema do modelo é uma possível falha no LED de iluminação da alavanca do câmbio automático, que pode se apagar.

"O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou a General Motors do Brasil para que esclareça sobre problemas apresentados pelo veículo Chevrolet Onix Plus 2020: vazamento de combustível e falha no LED do câmbio. A GM tem sete dias para responder", disse o comunicado.

O Procon ainda quer que a montadora destrinche as questões envolvendo seus veículos e indique quantos acidentes já ocorreram.

"A empresa deverá informar a quantidade dos produtos comercializados, a data e a forma como foi detectado o problema; descrever o defeito e os potenciais riscos aos consumidores; esclarecer as providências adotadas com relação aos proprietários dos veículos para reparar o problema; informar se ocorreram acidentes em decorrência do defeito e em caso positivo, deverá informar também o local, data, vítimas, medidas tomadas, danos, eventuais processos judiciais", segue o comunicado.

"O @proconsp pede ainda que a GM comprove se houve comunicado de campanha de recall."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.