Topo

5 carros que saíram de linha no Brasil em 2019 e deixarão saudades

Golf GTI se despediu do Brasil neste ano - e já estamos com saudades - Murilo Góes/UOL
Golf GTI se despediu do Brasil neste ano - e já estamos com saudades
Imagem: Murilo Góes/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/12/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Modelos tradicionais foram descontinuados em 2019
  • Golf GTI e Focus foram vítimas das baixas vendas dos hatches médios
  • Fechamento de fábrica da Ford deixou milhares de desempregados que produziam o Fiesta

A indústria automotiva viveu um ano de recuperação no Brasil. Mesmo sem resultados tão expressivos, as montadoras tiveram motivos para comemorar - especialmente diante do retrospecto nos anos anteriores.

Como sempre acontece, alguns modelos deixaram de ser produzidos em 2019 para tristeza de muita gente. Listamos a seguir cinco carros que se despediram do mercado deixando saudades.

Ford Fiesta

Ford Fiesta - Divulgação - Divulgação
Fiesta teve problemas com câmbio, mas vendeu bem mesmo assim
Imagem: Divulgação

O ano começou com uma notícia bombástica: a decisão da Ford de fechar sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP). Além de acabar com diversos empregos, a medida acabou com a participação da empresa no segmento de caminhões e sacramentou o fim da linha para o Fiesta. No caso do hatch, o fim da produção aconteceu efetivamente quatro meses depois, em junho. Pelo menos tivemos tempo suficiente para lamentar a despedida do modelo marcado pela ótima dirigibilidade e bom nível de equipamentos.

VW Golf Variant

VW Golf Variant - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Golf Variant era um senhor carro, mas nunca vendeu bem
Imagem: Murilo Góes/UOL

Outro baque aconteceu em fevereiro: a Golf Variant saiu de cena não apenas pelas baixas vendas. O motivo principal era a chegada do T-Cross, que ocorreria no mês seguinte. Lançada no país em 2015, ela passou por uma leve reestilização em 2018 e era uma das últimas representantes do segmento de peruas, praticamente "morto" pelos SUVs.

Citroën C4 Picasso

Citroën C4 Picasso - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
C4 Picasso: minivan tinha estilo futurista e espaço de sobra para a família
Imagem: Murilo Góes/UOL

Muito antes dos SUVs, as minivans já ameaçavam o futuro das peruas no país. Espaçosas e versáteis, elas eram as escolhas ideais para carregar a família toda mais bagagem com muito conforto. Um dos maiores ícones da categoria era a C4 Picasso, que nos deixou ainda no primeiro semestre deste ano. O baixo volume de vendas teria sido a justificativa para interromper as importações de C4 Picasso e Grand C4 Picasso. Em vez delas, a Citroën preferiu concentrar esforços no C4 Cactus, um modelo muito menor do que as minivans.

Ford Focus

Ford Focus - Divulgação - Divulgação
Focus foi referência em dirigibilidade e por muito tempo incomodou o Golf
Imagem: Divulgação

Peruas e minivans não foram as únicas vítimas dos SUVs no mercado brasileiro. Os hatches médios também definharam lentamente, e o Focus foi uma das vítimas. O modelo conhecido pelos fãs pelo prazer ao dirigir foi descontinuado em junho, sendo que o sedã teve uma pequena sobrevida e se despediu pouco tempo depois. Atualmente, o Chevrolet Cruze Sport6 é o "último dos moicanos" dos hatches médios.

VW Golf GTI

VW Golf GTI - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Deixou saudades: Golf GTI era fabricado em São José dos Pinhais (PR)
Imagem: Murilo Góes/UOL

A Volkswagen já dava sinais de que o futuro do Golf não era nada bom no Brasil. As versões 1.0 TSI e 1.4 TSI já haviam sido descontinuadas em março, restando apenas o GTI. O esportivo, porém, também deixou de ser fabricado em São José dos Pinhais (PR) em outubro. Sendo assim, o único Golf vendido no país atualmente é o híbrido GTE - que já saiu de linha na Europa com a chegada da oitava geração do hatch.