Topo

Universidade dos EUA ensina ratos a dirigir carrinhos elétricos

Ratos guiam veículos elétricos - Reprodução
Ratos guiam veículos elétricos Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

28/10/2019 10h51

A Universidade de Richmond, nos Estados Unidos, desenvolveu pequenos veículos elétricos capazes de serem operados por ratos e os ensinou a dirigir por meio de experimentos.

Colocados em pequenas arenas, os ratos envolvidos (11 machos e seis fêmeas) eram levados a apertar barras de cobre direcionais dentro do veículo até alcançarem o objetivo para serem recompensados com o cereal Froot Loops.

Assim, logo os ratos assimilaram que apertando as barras da frente, da direita e da esquerda eles poderiam controlar o carro intuitivamente.

O experimento revelou que, curiosamente, aprender a dirigir relaxou os ratos. Isso foi aferido com base nas medidas de corticosterona - um marcador de estresse - e desidroepiandrosterona - que neutraliza o estresse.

"Eles aprenderam a navegar no carro de maneiras únicas e se envolveram em padrões de direção que nunca usaram para chegar à recompensa", disse o professor de neurociência comportamental da Universidade de Richmond, Kelly Lambert.

"Eu acredito que os ratos são mais espertos do que a maioria das pessoas percebem e que a maioria dos animais é mais inteligente de maneiras únicas das que pensamos".

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.