Topo

T-Cross e EcoSport são os SUVs mais fáceis de consertar; veja o ranking

Para montar o ranking, Cesvi Brasil realiza testes de colisão dianteira e traseira a baixa velocidade; depois, avalia custo e tempo para reparo - Divulgação
Para montar o ranking, Cesvi Brasil realiza testes de colisão dianteira e traseira a baixa velocidade; depois, avalia custo e tempo para reparo
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/10/2019 04h00

Quem busca um carro novo dificilmente considera os custos de reparo em caso de acidente antes de decidir qual comprar. No entanto, esse é um fator importante para se levar em conta antes de fechar negócio.

Disponibilidade de peças, preço de componentes e até a dificuldade para executar determinado conserto podem significar decepção ou satisfação durante o tempo de uso do automóvel. Além disso, acabam influenciando o custo do seguro.

O Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) criou o Car Group, ranking de reparabilidade veicular que pode ajudar a tomar a decisão. Atualizada regularmente, a lista é organizada de acordo com a facilidade e o custo de reparação.

Para montar o ranking, o Cesvi realiza ensaios técnicos que incluem testes de colisão a baixa velocidade.

As avaliações são realizadas de acordo com norma internacional RCAR de reparabilidade. São dois testes de impacto: um dianteiro e outro traseiro, ambos a 15 km/h e colidindo 40% da superfície do veículo. Os testes consideram os impactos mais comuns nos grandes centros urbanos.

Posteriormente, o carro segue para a oficina para levantamento dos danos - compondo uma parte do índice Car Group. Depois, o órgão realiza os consertos necessários, avaliando quais peças têm de ser substituídas, seu custo e também o tempo necessário para concluir o serviço.

Confira abaixo a lista dos SUVs melhor avaliados quanto à reparação, de acordo com os critérios listados. Quanto maior o número, pior a classificação.

1 - Volkswagen T-Cross

Volkswagen T-Cross 200 TSI Comfortline - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Índice 21

2 - Ford EcoSport

Duelo Ford EcoSport Freestyle X Jeep Renegade Longitude - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Índice 37

3 - Peugeot 2008

Peugeot 2008 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Índice 44

4 - Renault Duster

Renault Duster 2.0 4x4 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Índice 52

5 - Caoa Chery Tiggo 2

Caoa Chery Tiggo 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Índice 53

6 - Jeep Renegade

Duelo Ford EcoSport Freestyle X Jeep Renegade Longitude - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Índice 58

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.