Topo

Salão de Frankfurt


O que sabemos sobre o Salão de Frankfurt, palco de várias estreias globais

Volkswagen ID.3 será uma das estrelas do maior Salão do mundo - Divulgação
Volkswagen ID.3 será uma das estrelas do maior Salão do mundo
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/09/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Evento terá novidades importantes, como o novo Land Rover Defender e o VW ID.3
  • Maior Salão do Automóvel do mundo abre as portas para o público no dia 12
  • 23 montadoras não estarão nos pavilhões da feira

O maior Salão do Automóvel do mundo abre suas portas para a imprensa na próxima semana. O Salão de Frankfurt é realizado desde 1951 nos anos ímpares, revezando-se com o Salão de Hannover, voltado para veículos pesados e utilitários.

Feiras de automóveis, aliás, são muito tradicionais na Alemanha: o primeiro evento do tipo que se tem registro aconteceu em 1897 no Hotel Bristol, em Berlim, com oito veículos. O cenário é completamente diferente da atualidade: 994 expositores de 39 países participaram da edição anterior, que teve um público de mais de 810 mil visitantes. Aproximadamente 50 montadoras marcaram presença no evento de 2017.

Assim como vem acontecendo nos salões de automóvel pelo mundo, muitas fabricantes não participarão do evento de Frankfurt. Até agora são 23 ausências, incluindo nomes de peso como Toyota, Aston Martin, Chevrolet, Ferrari, Rolls-Royce, Subaru, Volvo, Mitsubishi, Nissan e os grupos FCA (dono das marcas Fiat, Dodge, Chrysler e Jeep) e PSA (Peugeot, Citroën e DS; a Opel estará em Frankfurt).

Mesmo assim a feira promete trazer importantes estreias, como a aguardada nova geração do Land Rover Defender e o Volkswagen ID.3, primeiro carro elétrico produzido em série pela marca alemã.

Enquanto não chega a hora de conhecer as principais novidades da indústria automotiva (que terá cobertura in loco de UOL Carros), reunimos aqui as novidades já confirmadas para o evento que acontece em Frankfurt entre os dias 12 e 22 de setembro.

+ Novo Land Rover Defender

Utilitário "raiz" da marca inglesa terá fase final de testes em reserva ambiental no Quênia - Divulgação
Utilitário "raiz" da marca inglesa terá fase final de testes em reserva ambiental no Quênia
Imagem: Divulgação

A Land Rover reserva para o evento a estreia mundial de um de seus lançamentos mais aguardados de todos os tempos. A nova geração do Defender está sendo guardada a sete chaves, tanto é que só agora é que uma imagem de um veículo foi vazada no set de gravação do novo filme de James Bond.

Seja como for, o jipão (que chega ao Brasil em 2020) terá design mais moderno, mas a Land Rover garante que a essência fora-de-estrada do clássico Defender será mantida. Vamos conferir.

+ Volkswagen ID.3

O hatch elétrico da Volkswagen promete ser uma das sensações do Salão de Frankfurt. Antes disso, porém, a imprensa especializada conhecerá em detalhes o modelo que a empresa de Wolfsburg venderá em três versões. A versão de entrada possui 45 kWh, a intermediária conta com baterias de 58 kWh, e a configuração topo de linha terá baterias de 77 kWh, com uma autonomia entre 330 e 550 km.

A fabricante classifica o ID.3 como um projeto "com design revolucionário, autonomia maior, dinâmica impressionante e um interior espaçoso". Potência do motor elétrico (posicionado no eixo traseiro) é de 204 cv e preço será abaixo de 30 mil euros.

+ Porsche Taycan

Primeiro carro elétrico da marca alemã vai custar a partir de 152.836 euros (R$ 694,2 mil na conversão direta) - Ricardo Ribeiro/Colaboração para o UOL
Primeiro carro elétrico da marca alemã vai custar a partir de 152.836 euros (R$ 694,2 mil na conversão direta)
Imagem: Ricardo Ribeiro/Colaboração para o UOL

Revelado há alguns dias na Alemanha, o Taycan é o primeiro modelo 100% elétrico da história da Porsche. Por enquanto ele será vendido nas versões Turbo e Turbo S, e seu lançamento está confirmado para o Brasil em 2020.

O Taycan Turbo S entrega impressionantes 761 cv de potência e 107 kgfm de torque, atingindo 100 km/h em 2,8 segundos. Este desempenho é obtido com o overboost e o controle de largada, acionados no painel. Em condições normais, são 625 cv. A autonomia varia entre 388 km e 412 km, dependendo do estilo de condução e do trajeto.

Já a versão Turbo oferece 680 cv e 86,7 kgfm, com 0 a 100 km/h de 3,2 segundos — 625 cv sem overboost e controle de largada. A autonomia fica entre 381 km e 450 km. Nas duas configurações, como todo bom alemão, a velocidade é limitada eletronicamente: máxima de 260 km/h.

Na prática, as versões entregam os mesmos 625 cv a maior parte do tempo. A diferença é o quanto cada uma rende a mais com o overboost acionado, que é modo para elevar a força por algum tempo, especialmente em arrancadas.

+ BMW: novo M3, X1 reestilizado e X6 Vantablack

Pintura especial do X6 absorve 99,96% da luz refletida na carroceria - BMW/Divulgação
Pintura especial do X6 absorve 99,96% da luz refletida na carroceria
Imagem: BMW/Divulgação

A BMW prepara um batalhão de estreias para Frankfurt. Entre as novidades esperadas estão a nova geração do M3 (baseada no Série 3 apresentado no Brasil neste ano), a primeira reestilização do atual X1, a estreia mundial do novo Série 1 e o X6 Vantablack, que traz uma pintura inteiramente preta sem qualquer tipo de reflexo na carroceria.

+ Mercedes-Benz: novo GLA, GLB e GLE Coupé

GLB foi revelado como conceito no Salão de Xangai - Divulgação
GLB foi revelado como conceito no Salão de Xangai
Imagem: Divulgação

A maior estreia da marca da estrela deve ser o novo GLA, que ainda não foi revelado para a imprensa especializada. Protótipos foram flagrados em testes com uma pesada camuflagem, dificultando qualquer palpite. Além da segunda geração do SUV compacto, a Mercedes deve exibir o GLB (lançado mundialmente no Salão de Xangai) e o novo GLE Coupé.

+ Renault: novo Captur

Captur vendido na Europa é menor do que o xará feito no Brasil - Divulgação
Captur vendido na Europa é menor do que o xará feito no Brasil
Imagem: Divulgação

A Renault será a única marca francesa de grande volume presente em Frankfurt. Como grande novidade ela traz o novo Captur. Além de incorporar a nova identidade visual da marca, o modelo traz motorizações 1.0 e 1.3 turbo, que não devem estrear tão cedo por aqui. Vale lembrar que o Captur europeu é feito sobre a plataforma do Clio vendido por lá, e, portanto, é menor do que o xará fabricado no Brasil, que aproveita a base do Duster.

+ Honda e

Honda e terá duas motorizações elétricas e tração traseira - Divulgação
Honda e terá duas motorizações elétricas e tração traseira
Imagem: Divulgação

A Honda mostrará na Alemanha a versão de produção de seu compacto elétrico. Chamado simplesmente de "e", ele é praticamente idêntico ao carro-conceito de mesmo nome, apresentado durante o Salão de Genebra, em março deste ano. O Honda e terá duas motorizações elétricas, com 136 cv e 154 cv. A autonomia é de até 220 km e é possível carregar 80% da carga das baterias em apenas meia hora.

+ Lamborghini Sian

Sian é híbrido leve com mais de 800 cv - Lamborghini/Divulgação
Sian é híbrido leve com mais de 800 cv
Imagem: Lamborghini/Divulgação

O primeiro superesportivo híbrido da história da Lamborghini estará em Frankfurt. Chamado de Sian, ele tem um motor 6.5 V12 a gasolina e um sistema híbrido leve de 48 volts. São 830 cv, fazendo dele o carro mais potente da marca. Segundo a fabricante, o Sian vai de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e chega à velocidade máxima de 350 km/h. O motor elétrico produz cerca de 34 cv e pesa exatamente 34 kg. Leve, ele é incorporado ao câmbio para respostas instantâneas em baixa velocidade, como quando o carro estiver dando ré ou estacionando.

+ Hyundai i10

Quer saber como será o novo HB20? O i10 tem algumas respostas - Hyundai/Divulgação
Quer saber como será o novo HB20? O i10 tem algumas respostas
Imagem: Hyundai/Divulgação

A nova geração do compacto antecipa muitos elementos de estilo presentes no novo HB20. O i10 (que será fabricado e vendido na Europa) traz duas motorizações. Uma com unidade 1.0 MPi de três cilindros com 66 cv de potência e 9,6 kgfm de torque máximo, e a outra com motor 1.2 MPi de quatro cilindros com 82 cv e 12 kgfm de torque.

Tabela Fipe

Você sabe quanto variou o preço do seu carro nos últimos meses?

Errata: o texto foi atualizado
Na legenda da foto acima do 16º parágrafo, foi publicado originalmente que o Renault Captur europeu é maior que o modelo brasileiro; na verdade, ele é menor. A informação já foi corrigida.

Salão de Frankfurt