BMW descarta novas peruas esportivas e prioriza SUVs de alto desempenho
Resumo da notícia
- Chefe de divisão esportiva ressalta que a vez é dos SUVs
- Rumores indicavam que marca poderia lançar M3 perua
- Alternativa é comprar modelos usados ou preparados na Europa
A ascensão dos SUVs e a consequente queda na procura por peruas está causando efeitos colaterais em todas as fabricantes.
A BMW afirmou que não pretende lançar versões esportivas de suas peruas, alegando que os clientes preferem comprar SUVs preparados pela Motorsport, a divisão de alto desempenho da marca alemã.
"Peruas não estão nos planos da divisão M. Se eu consultar clientes de Áustria, Suíça e Alemanha é muito provável que eles gostem da ideia, mas somos uma empresa global e precisamos levar muitas coisas em consideração. E isso nos leva a concluir que peruas não seriam viáveis. Até porque os SUVs estão aí para isso", afirmou Markus Flasch, chefe da BMW Motorsport à revista "Car Magazine".
A declaração sepulta qualquer chance de vermos uma BMW M3 Touring nos próximos anos, acabando com rumores que circulam pela internet há quase um ano. Até hoje, a marca fez apenas uma perua M3 em 2000, então baseada na geração E46. No entanto, o projeto nunca foi levado adiante, e os puristas tiveram de se contentar com a M340i Touring - versão que não é vendida no Brasil.
Por outro lado, a BMW está investindo pesado nos SUVs esportivos, como provam os recentes lançamentos de X3 M e X4 M, que se juntam aos já existentes X5 M e X6 M.
Enquanto isso, a conterrânea e arquirrival Audi investe nas peruas e acaba de lançar a nova geração da RS 6, que traz um motor V8 biturbo de 600 cv.
E agora?
Portanto, se você realmente faz questão de ter uma perua esportiva da BMW, a saída é procurar uma M5 Touring das gerações E34 e E61. Ambas são raríssimas de serem encontradas, ainda mais em bom estado. Isso porque a BMW fez apenas 900 unidades da M5 E34 e 1.000 exemplares da M5 E61.
Caso você resida na Europa e tenha (muito) dinheiro na conta bancária, outra possibilidade é comprar uma Alpina B5 Bi-Turbo. Equipada com uma configuração modificada do motor 4.4 V8 biturbo, ela entrega 608 cv e atinge a velocidade máxima de incríveis 322 km/h. Se isso não for suficiente, a preparadora ainda oferece um pacote que eleva a velocidade final para 330 km/h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.