Topo

BMW descarta novas peruas esportivas e prioriza SUVs de alto desempenho

Perua esportiva BMW? Só se for a M5 Touring de 2005 - a vez é dos SUVs - Divulgação
Perua esportiva BMW? Só se for a M5 Touring de 2005 - a vez é dos SUVs
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

31/08/2019 09h52

Resumo da notícia

  • Chefe de divisão esportiva ressalta que a vez é dos SUVs
  • Rumores indicavam que marca poderia lançar M3 perua
  • Alternativa é comprar modelos usados ou preparados na Europa

A ascensão dos SUVs e a consequente queda na procura por peruas está causando efeitos colaterais em todas as fabricantes.

A BMW afirmou que não pretende lançar versões esportivas de suas peruas, alegando que os clientes preferem comprar SUVs preparados pela Motorsport, a divisão de alto desempenho da marca alemã.

"Peruas não estão nos planos da divisão M. Se eu consultar clientes de Áustria, Suíça e Alemanha é muito provável que eles gostem da ideia, mas somos uma empresa global e precisamos levar muitas coisas em consideração. E isso nos leva a concluir que peruas não seriam viáveis. Até porque os SUVs estão aí para isso", afirmou Markus Flasch, chefe da BMW Motorsport à revista "Car Magazine".

A declaração sepulta qualquer chance de vermos uma BMW M3 Touring nos próximos anos, acabando com rumores que circulam pela internet há quase um ano. Até hoje, a marca fez apenas uma perua M3 em 2000, então baseada na geração E46. No entanto, o projeto nunca foi levado adiante, e os puristas tiveram de se contentar com a M340i Touring - versão que não é vendida no Brasil.

Por outro lado, a BMW está investindo pesado nos SUVs esportivos, como provam os recentes lançamentos de X3 M e X4 M, que se juntam aos já existentes X5 M e X6 M.

Enquanto isso, a conterrânea e arquirrival Audi investe nas peruas e acaba de lançar a nova geração da RS 6, que traz um motor V8 biturbo de 600 cv.

E agora?

Portanto, se você realmente faz questão de ter uma perua esportiva da BMW, a saída é procurar uma M5 Touring das gerações E34 e E61. Ambas são raríssimas de serem encontradas, ainda mais em bom estado. Isso porque a BMW fez apenas 900 unidades da M5 E34 e 1.000 exemplares da M5 E61.

Caso você resida na Europa e tenha (muito) dinheiro na conta bancária, outra possibilidade é comprar uma Alpina B5 Bi-Turbo. Equipada com uma configuração modificada do motor 4.4 V8 biturbo, ela entrega 608 cv e atinge a velocidade máxima de incríveis 322 km/h. Se isso não for suficiente, a preparadora ainda oferece um pacote que eleva a velocidade final para 330 km/h.