Topo

Testes e lançamentos


Peugeot 3008 Allure tem design e conteúdo a preço de SUV compacto completo

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)*

23/07/2019 07h00

Resumo da notícia

  • Nova versão do SUV custa R$ 139.990 e perde alguns itens, mas preserva virtudes
  • Design ainda seduz; espaço interno é bom para a família
  • Desempenho do motor 1.6 turbo de 165 cv agrada, sobretudo na estrada

O Peugeot 3008 mudou radicalmente após a chegada da nova geração. Até então uma minivan, ele virou um SUV dos mais interessantes do segmento em 2017. Tudo para satisfazer a vontade dos clientes, que agora tem uma versão mais "acessível" para comprar: trata-se da Allure, por R$ 139.990.

É isso mesmo: você leva um 3008 pelo mesmo valor de um Honda HR-V Touring. Bom lembrar também que, por esse preço, você compra SUVs do mesmo porte, como Volkswagen Tiguan e Jeep Compass. Então o que faz a balança pesar para o lado do Peugeot?

Beleza é fundamental?

Design é um dos principais argumentos para escolher o 3008. As linhas arrojadas continuam atraentes nesta versão, que traz uma grade frontal exclusiva. Sobra bom gosto na cabine, cujo visual enche os olhos de quem vê. No lugar do tecido aplicado na versão Griffe, o 3008 Allure traz um plástico com uma bela imitação de fibra de carbono.

Alguns comandos, porém, são mais bonitos do que funcionais, como os botões prateados no console central (que lembram as teclas de um piano) e a manopla do câmbio com engates do tipo gatilho, que demanda um pouco de prática para não errar as marchas.

Espaço interno é outra qualidade do Peugeot. Os bancos individuais facilitam a modularidade do interior e dão mais conforto a quem viaja atrás. O porta-malas é um dos maiores da categoria, comportando bons 520 litros.

Depenado, mas ainda assim completo

É claro que o 3008 Allure perdeu equipamentos para custear menos. Anote aí: frente à versão Griffe (R$ 150.990), ele dispensa faróis full led, carregador de celular por indução e bancos dianteiros com regulagens elétricas e massageadores. Se a comparação for com a configuração Griffe Pack (R$ 156.990), ele também não vem com itens como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e alerta de mudança de faixa.

Mesmo assim não dá para chamar a nova versão de "peladona": afinal de contas, ela vem com 6 airbags, rodas de liga leve de 19 polegadas, controles de estabilidade e de tração, central multimídia com tela tátil de oito polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, ar condicionado digital com duas zonas de temperatura e saída para o banco traseiro, bancos revestidos em couro, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, lanternas traseiras em LED, porta-objetos refrigerado no console central, ganchos para fixação de cadeirinhas Isofix, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, piloto automático, freio de estacionamento elétrico e painel digital com tela de 12,3 polegadas.

Um SUV que acelera bem? Temos!

A dirigibilidade é uma das maiores virtudes do 3008 e foi preservada nesta versão. O bom motor 1.6 THP já é veterano, mas ainda agrada. São 165 cv que fazem o SUV ter fôlego de sobra para embalar mesmo carregado.

Até dá para se empolgar além da conta com o desempenho do motor turbinado, especialmente se o motorista fizer uso das aletas atrás do volante para trocas de marcha sequenciais. Isso porque o câmbio de seis marchas titubeia um pouco antes de "achar" a marcha certa em certas situações.

O 3008 já era uma das opções mais interessantes do segmento desde seu lançamento, embora o preço salgado afastasse alguns interessados. Esse problema pode acabar com a versão Allure, que tem tudo para conquistar novos clientes, especialmente aqueles que se ligam em design e tecnologia. A Peugeot agradece.

Ficha técnica: Peugeot 3008 Allure

Motor: 1.6, 16V, turbo, gasolina, quatro cilindros em linha

Potência: 165 cv a 6.000 rpm

Torque: 24,5 kgfm a 1.400 rpm

Câmbio: automático de seis marchas

Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9 s

Velocidade máxima: 206 km/h

Tanque: 53 litros

Consumo (cidade/estrada): 9,8 km/l / 12,1 km/l

Dimensões: 4,44 m de comprimento, 1,84 metro de largura, 1,62 metro de altura, 2,67 m de entre-eixos

Porta-malas: 520 litros

Preço: R$ 139.990

* Agradecimento: MorumbiShopping

Mais Testes e lançamentos