É oficial: Caoa Chery começa a operar em 2018 e promete novos SUVs e sedãs
É oficial: a Chery Automobile anunciou direto de Pequim, nas primeiras horas deste sábado (no horário de Brasília, começo da tarde na China), acordo de cooperação com o Grupo Caoa. Com a parceria, surge a Caoa Chery, que passa a operar em 2018, promete contar com duas fábricas no Brasil, se auto-intitula "primeira montadora nacional" e tem planos de trazer "novos SUVs e sedãs em breve".
Acredita-se que o grupo brasileiro comprou 51% das operações da fábrica chinesa no Brasil, passando a ter o controle operacional da representação, ainda que os termos financeiros do acordo não tenham sido revelados.
Ambas haviam tentado fechar termos de uma aliança no começo do ano, sem resultado. As tratativas, porém, não foram abandonadas e acabaram sendo assinadas durante conferência anual de balanço da Chery, em Pequim, neste sábado (11). Participaram do anúncio oficial Ele Xiaoqing, vice-gerente geral da Chery Automobile, e Marcelo de Oliveira Elias, diretor financeiro e institucional do Grupo Caoa.
Com representação desde 2009 e fábrica própria no Brasil desde 2014 (com investimento de mais de R$ 1,5 bilhão e capacidade de entregar 50 mil carros anualmente -- nunca alcançada), a Chery estava tentando mudar sua imagem com comercialização de modelos maiores e mais bem equipados, mas ainda é conhecida por modelos compactos de baixo custo, como o Chery New QQ, que tem o "título" de carro mais barato à venda no Brasil.
No total, conseguiu entregar 80 mil carros em quase nove anos no pais, segundo dados da própria Chery. Globalmente, está presente em mais de 80 mercados e é a primeira marca chinesa a romper a barreira de 6 milhões de entregas anuais.
Já a Caoa é conhecida por seu histórico como concessionária de marcas como a Ford e pela popularização da Hyundai no Brasil, no começo dos anos 2000. Atualmente, o Grupo Caoa produz veículos Hyundai (os SUVs Tucson e ix35), importa modelos de médios e grande porte da marca sul-coreana, além de representar os japoneses da Subaru no Brasil. Segundo dados citados durante o anúncio, comercializa cerca de 130 mil carros ao ano em suas revendas com diferentes bandeiras (é auto-proclamada "o maior grupo concessionário da América Latina"), além de manter a unidade fabril de Anápolis (GO).
"Duas fábricas, novos SUVs e sedãs"
Após vídeo de apresentação do país, com imagens das cidades do Rio, São Paulo e da fábrica da Chery em Jacareí (SP), o executivo da Chery afirmou que, dentro da América Latina, o Brasil poderia ser comparado aos EUA, "como um mercado global, com fortes presença de gigantes do mercado automotivo" e que seria "uma honra" iniciar a cooperação com "a maior empresa automotiva do Brasil" e "maior grupo concessionário de carros da América Latina", afirmando ainda que a Caoa é "sinônimo de marca e atendimento premium no Brasil".
"Estamos honrados em assinar esse acordo com Caoa, que inclui cooperação total entre as duas marcas no país, incluindo a primeira fábrica sino-brasileira, além de um segundo projeto industrial completo no país", afirmou Xiaoqing, da Chery.
Em sua fala, Oliveira Elias, da Caoa, confirmou que tanto a fábrica de Jacareí, quanto a de Anápolis (GO) estarão integradas e farão novos produtos sob a bandeira Caoa Chery. Também anunciou que a nova marca seria "a primeira montadora 100% nacional".
"Com sua tradição internacional, a Chery tem todas as condições de entender as necessidades do consumidor brasileiro, entregando produtos com alta tecnologia, conectividade e qualidade. Com duas fábricas, estrutura 100% nacional e produzindo modelos como novos SUVs e sedãs, além da maior rede de concessionários local, haverá novidades em breve, acreditem", afirmou Elias.
Segundo dados Fenabrave, a Chery emplacou 3.076 unidades de carros de passeio e comerciais leves de janeiro a outubro deste ano. Com isso, é a marca de origem chinesa com melhor posicionamento no ranking de vendas nacional.
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