Topo

Uno troca motor e aumenta recheio para "fugir" do Mobi: R$ 41.840

André Deliberato/UOL
Imagem: André Deliberato/UOL

André Deliberato

Do UOL, em Betim (MG)

15/09/2016 12h43

Apenas dois anos após a última reestilização, o Fiat Uno mudou novamente. Nesta quinta-feira (15), a marca revelou na fábrica de Betim (MG) a linha 2017 do hatch altinho, que recebeu leve tapa no visual para "justificar" a estreia de uma nova família de motores pequenos, de três (1.0) e quatro cilidros (1.3).

Em 2014, o compacto foi o responsável pela introdução do primeiro sistema start-stop em veículos nacionais de porte pequeno, tecnologia que agora se estende para todas as versões 1.3.

Segundo a Fiat, os dois novos motores oferecem o maior torque de seus respectivos segmentos, aliado a baixo consumo de combustível e nível de emissões reduzido (todas exigências do Inovar-Auto, o programa de eficiência energética do setor).

Vale destacar, neste caso, que a empresa considera somente os modelos da Volkswagen com motor de três cilindros aspirado (MPI) como rivais, ignorando a versão turbinada (TSI) que já equipa o up!.

Conforme antecipado por UOL Carros, além dos motores e da repaginada o Uno ganhou novo recheio: direção elétrica -- como item de série em todas as versões --, controle de tração e estabilidade (ESC), sistema antideslizamento (ASR), pneus "verdes", o já citado "start-stop" em todas as versões 1.3 e até assistente de partida em rampa (Hill Holder).

Confira lista de versões e preços:

+ Uno 1.0 3-cilindros Attractive: R$ 41.840
+ Uno 1.0
3-cilindros Way M/T: R$ 42.970 


+ Uno 1.3 4-cilindros Way M/T: R$ 47.640
+ Uno 1.3
4-cilindros Way Dualogic: R$ 51.990
+ Uno 1.3
4-cilindros Sporting M/T: R$ 49.340
+ Uno 1.3
4-cilindros Sporting Dualogic: R$ 53.690 

Fiat Uno 2017 1.0 FireFly - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
Uno 1.0 3-cilindros enfim deixa Fiat alinhada com tendência do downsizing
Imagem: André Deliberato/UOL

Mudança na cara

Externamente, as mudanças são sutis e se concentram na dianteira, com nova grade simétrica -- adeus, "cubinhos" -- e para-choque redesenhado para ficar mais arrojado. Há também novo desenho de rodas para as versões Way e Sporting. 

Por dentro, o quadro de instrumentos recebeu rearranjos nos grafismos e há uma nova central multimídia com tela de 6,2 polegadas, com opção de câmera de ré (antes disposta no retrovisor interno), além de retrovisores elétricos com função "tilt down" (que rebaixa o espelho para auxílio em manobras) e borboletas atrás do volante (nas versõesDualogic).

De acordo com a Fiat, o catálogo com os itens de série e kits opcionais de todas as versões será disponibilizado nos próximos dias no site oficial.

Motor de 6 válvulas

Ambos os motores adotam arquitetura com bloco de alumínio e apenas duas válvulas por cilindro com geometria otimizada -- segundo a empresa, tecnologia utilizada pela primeira vez em motores três cilindros.

Taxa de compressão aumentou para 13,2:1, a maior da categoria. Desse modo, enquanto o 1.0 3-cilindros tem 72/77 cv de potência e 10,4/10,9 kgfm de torque (gasolina/etanol), o 1.3 4-cilindros chega a 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm, respectivamente. Apenas para comparação, o motor tricilíndrico da Volkswagen rende 75/82 cv e 9,7/10,4 kgfm.

Segundo o programa de etiquetagem do Inmetro, o Uno 1.0 pode fazer 9,2 km/litro na cidade e 10,4 km/l na estrada com etanol, e 13,1 km/l e 15,1 km/l, respectivamente, com gasolina. Já o 1.3 chegaria a 9,2/10,1 km/l (etanol) e 12,9/14 km/l (gasolina) em cidade/estrada. Todos esses dados correspondem à nota A tanto na categoria quanto na classificação geral. 

Fiat Uno 1.3 FireFly 2017 - André Deliberato/UOL - André Deliberato/UOL
Desenho do painel segue inalterado, mas agora comporta tela multimídia maior
Imagem: André Deliberato/UOL

Cores e acessórios

Para a versão de entrada Attractive são três opções de cores sólidas -- vermelho "Alpine", branco "Banchisa" e preto "Vulcano" --, quatro metálicas -- vermelho "Oppulence", prata "Bari", cinza "Scandium" e preto "Vesúvio" -- e uma perolizada -- branco "Alaska".

As versões Way têm na paleta o acréscimo do sólido branco "Kalahari" e das metálicas cinza "Telurium" e verde "Amazon". Já a Sporting oferece a exclusiva vermelho "Modena".

Além disso, a Mopar, que desenvolve e comercializa acessórios para quase toda a linha de produtos FCA, oferece (nas contas da Fiat) mais de 160 itens de personalização, entre eles câmera de ré com imagem em tela de LCD acoplada ao retrovisor e suporte para bicicleta, por exemplo.

O Uno tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, além de  assistência 24 horas que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico.

Uol Carros participa de test-drive com o modelo nesta sexta (16) e publica em breve suas primeiras impressões.

Viagem a convite da FCA do Brasil.