Novo Mini Cabrio é carro ideal para passeio tranquilo a céu aberto
Desde que chegou ao Brasil, em junho de 2014, a atual geração do Mini Cooper não emplacou. Talvez seja culpa do visual mais "assustado" e menos estiloso que o da geração anterior. Talvez tenha sido o fato de que ele cresceu demais, perdendo o aspecto compacto... que era justamente seu maior charme.
Independentemente de qual seja a resposta para a pergunta "por que o Mini não cativa tanto quanto antigamente?", o fato é que a BMW, atual proprietária da marca, vem trabalhando para fazer a reputação do carrinho voltar a crescer.
A mais recente novidade foi o lançamento da configuração Cabrio (o popular conversível), que desembarca por aqui apenas na versão S, de 192 cv, por R$ 164.950. Meta é modesta para os padrões que a marca já alcançou em outros tempos: vender 70 unidades em 2016 e 150 no ano que vem.
O que tem
Como anda
Participamos de teste de lançamento, em percurso de cerca de 180 quilômetros entre São Paulo e Guarujá, no litoral do Estado de SP. Desempenho do motor turbo de 2 litros e injeção direta impressiona, tanto em potência quanto em consumo -- a indicação no painel ficou sempre acima de 11 km/l, mesmo sem preocupação com economia e ar ligado nos momentos em que a capota esteve fechada. Peso de 1.295 kg e consequente relação de 6,7 kg/cv contribuem.
Mas a dinâmica do conversível parece não estar preparada para tanta força, mesmo quando acionado o modo Sport, que deixa as suspensões mais rígidas. Notadamente estável na configuração hatchback, o Mini sai demais de frente com a carroceria conversível, ficando mais arisco e flutuante conforme o aumento da velocidade, principalmente por conta da distribuição de peso maior no eixo dianteiro (59%, contra 41% no de trás, segundo dados da fabricante).
Esse tipo de comportamento, precisamos frisar, é comum a veículos de carroceria descapotável. Só que aí entra outro problema: os fortes ruídos do vento, mesmo com a capota fechada, atrapalham na hora de conversar ou ouvir música.
Recomendação de UOL Carros: vai comprar um Mini Cabrio? Use o acelerador com parcimônia, pois ele mostra suas qualidades em passeios tranquilos: isolamento acústico adequado, carro na mão e possibilidade de, em dias de sol, abrir o teto -- o procedimento é feito por uma tecla acima do retrovisor interno, dura 18 segundos e só pode ser feito abaixo de 30 km/h.
Outra dica: prefira viajar no máximo em duas pessoas. O atual Mini está homologado para quatro passageiros, mas o espaço no banco de trás é tão apertado que colocar alguém para viajar ali é mais fria do que diversão. Fora que o volume do porta-malas, de meros 160 litros, comporta pouca bagagem.
Atentando a esses detalhes, o Mini Cooper S Cabrio vai garantir passeios divertidos em grande estilo -- porque, sim, ele continua a chamar muita atenção, apesar de não ser mais tão visado quanto antigamente.
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