Topo

O que um suvinho deve ter para ser bom de vendas? Assista e saiba

Leonardo Felix

Do UOL, em Mogi Guaçu (SP)

09/05/2016 15h45

Um dos únicos segmentos que passam alheios à forte crise do setor automotivo brasileiro é o de SUVs compactos. Honda HR-V e Jeep Renegade, lançados em 2015, estão aí para não deixar mentir: ambos se firmaram entre os 15 carros mais vendidos do país. E sem muito esforço.

Todas as fabricantes querem surfar nesta onda, desde gigantes como Fiat-Chrysler e Honda até a JAC, com o recém-lançado T5. O próximo da lista será o Nissan Kicks, com lançamento agendado para 5 de agosto.

Mas o que um suvinho precisa ter para fazer sucesso? É o que UOL Carros mostra neste vídeo, num tutorial de cinco passos, que usa justamente um T5 como "modelo'. É só dar o play e conferir.

Kicks tem a receita?

Seguindo os critérios do vídeo, é possível afirmar que a mais nova novidade do mercado de jipinhos atende a praticamente todos os requisitos exigidos. Visualmente, por exemplo, ele é moderno e antenado às tendências.

Acabamento está mais refinado que o da concorrência -- pelo menos na versão apresentada ao público, a SL --, e o espaço interno é bom. Lista de equipamentos também tende a ser robusta, com direito a controle de estabilidade, câmera de 360 graus e central multimídia conectada.

Falta uma configuração com motor mais forte do que o prometido 1.6 flex de 114 cv, algo que não deve ocorrer antes de 2017. Ao menos o Kicks virá desde o início acoplado a câmbio automático, do tipo CVT (continuamente variável), que dispensa pedal da embreagem -- algo cada vez mais indispensável.

Ainda resta saber como será o preço. Fontes afirmam que a meta é trabalhar numa faixa agressiva para brigar com versões automáticas de HR-V e Renegade flex.