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Audi A1 joga no ataque com motor 1.8 turbo; assista e veja como anda

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2016 13h58

Ele já foi o menor carro da Audi, o mais em conta e o que gastava menos gasolina. Agora, na linha 2016, a marca decidiu deixar o A1 livre para jogar no ataque -- o papel de segurar vendas passa a ser do A3 Sedan feito localmente: novo estilo de faróis e lanternas com LED, sai o motor 1.4 com turbo e compressor (185 cv) e entra o 1.8 só com turbo e 192 cv (os mesmos 24,9 kgfm, logo a 1.250 rpm) de torque e muita agilidade para o ambiente urbano e mesmo para estradas.

(Álbum especial, visto neste link ou mais abaixo na reportagem, mostra essa tabelinha especial com a cidade).

Para a versão topo de gama, Ambition, preço de R$ 124.990. Um pouco abaixo, por R$ 106.990, segue a versão Attraction, com o motor 1.4 FSI de 125 cv. 

Com isso, o A1 assume apenas a função de pequeno assanhado da marca. Livre para acelerar, cumpre o 0-100 km/h quase em menos de 7 segundos, quase o tempo do poderoso TT, com máxima de 234 km/h, por conta da precisa transmissão Stronic, de dupla embreagem e sete marchas. Nem por isso deixou de ser um carro eficiente: mesmo pisando fundo nos testes, conseguimos média de 14 km/l de gasolina. 

Difícil é convencer os amigos a dar um rolê na cabine: ela praticamente não mudou em relação ao modelo anterior, segue com equipamentos um tanto antiquados (o painel parece demais com o de diversos carros da Volks, algo que qualquer Audi atual dispensou há tempos) e sem entrada USB para integrar tocadores de MP3 de forma eficiente e/ou, melhor, smartphones, apesar de poder ter partida por botão e até som premium da Bose. 

Também segue apertada, comportando mesmo só dois adultos com conforto, apesar da figuração das duas portas e dois bancos traseiros individuais. É a escolha para jogar à frente e se movimentar bonito.