Topo

Mosquito vence e Tata muda nome do hatch Zica; mas não agora

Tata Zica emblema - EFE - EFE
Tata decide alterar nome do hatch Zica, mas ainda será apresentado com o emblema atual no Salão de Nova Déli por falta de tempo hábil para mudança
Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/02/2016 17h10

A Tata Motors, empresa indiana dona da Jaguar Land Rover, confirmou nesta terça-feira (2) que mudará o nome do compacto Zica, um dia depois de cogitar a ideia. O carro, porém, será apresentado nesta quarta-feira (3) no Salão de Nova Déli, na Índia, com este nome: não há tempo útil para definir nomenclatura e mudar os emblemas. O novo nome será escolhido com ajuda do conselho da marca, fãs e "autoridades", aponta comunicado.

A decisão da Tata acontece após a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarar o zika vírus como emergência de saúde global. O vírus, que está relacionado ao avanço da microcefalia nas Américas e abriu o precedente de ma emergência internacional, é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo da dengue e febre chikungunya.

Recentemente, a marca fez investimento pesado em uma campanha de marketing que utilizou o melhor jogador de futebol do mundo, Lionel Messi, como garoto propaganda (veja no topo).

Como é o (carro) Zica

O Zica é um pequeno compacto global que, se fosse vendido no Brasil, disputaria mercado com Fiat Uno e VW up!, entre outros. O modelo chega ao mercado asiático para concorrer com Hyundai i10 e Chevrolet Spark, entre outros subcompactos. No mercado indiano, ele deverá utilizar um motor de três cilindros, 1,2 litro movido a gasolina, além de uma versão 1.0 a diesel.

O "Zica" da Tata -- abreviação do termo "Zippy Car", em inglês ("carro virogoso", na tradução literal) -- utiliza a letra "C", enquanto o vírus emprega "K". Mesmo assim, a montadora afirmou que associações com o vírus seriam inevitáveis.