UOL Carros obteve a tabela de preços do Volkswagen Golf nacional. A sétima geração do modelo, que começou sendo importada da Alemanha em 2013 e passou a vir do México em passo intermediário, já é fabricada em São José dos Pinhais (PR) sobre a plataforma modular MQB. Primeiro modelo brasileiro da Volks sobre essa base tecnológica e segura (compartilhada com Audi A3 Sedan e Q3), chega às lojas na primeira semana de fevereiro por iniciais R$ 74.590.
O que mais chamou a atenção de UOL Carros é que toda a linha do hatch será nacionalizada de uma vez, inclusive o esportivo GTI. Importado, por ora, só o lote da perua Golf Variant, que embarca do México.
O preço de entrada está R$ 2.200 mais barato que o da linha atual. Boa notícia, não? Relativamente. A receita é a mesma da Audi com o A3 Sedan 1.4 -- os dois modelos são fabricados na mesma unidade, sobre a mesma base: sacrifica-se boa parte do refinamento mecânico do modelo. A versão Comfortline 1.6 manual, mais em conta da gama, trocou o motor 1.4 TSI turbo pelo MSI naturalmente aspirado de 1.6 litro e 120 cv usados por Gol e Fox.
Além disso, a transmissão de seis marchas deu lugar ao câmbio de cinco velocidades. A suspensão traseira deixou a arquitetura independente por múltiplos braços para usar o tradicional eixo de torção.
Se liga: além da linha nacional, a Volkswagen já testa a configuração híbrida do Golf no país; testes de aptidão, mecânicos e de interesse do público seguem com diversas unidades; preço pode ser a principal questão para vir ou não
Imagem: Fabrice Coffrini/AFP
Mesma tática foi usada no Golf Comfortline 1.6 AT: sai o câmbio automatizado DSG, de dupla embreagem e sete marchas, para entrada do Tiptronic, automático convencional com conversor de torque e seis marchas. Solução idêntica foi adotada para a configuração sem pedal de embreagem do Golf 1.4 Highline: transmissão e suspensão estão simplificadas.
Topo está mais caro
Por outro lado, o Highline manual continuará a ter seis marchas, e o motor turbocomprimido de 1.4 litro passou a ter especificação igual à do A3 Sedan nacional: flex e com potência elevada de 140 para 150 cv (com etanol ou gasolina). No caso da versão intermediária, nem a simplificação mecânica evitou aumento de R$ 5.500 (configuração manual) e R$ 4.400 (automática) em relação ao Golf Highline mexicano.
Versão GTI foi a única a continuar exatamente como estava: motor 2.0 turbo de 220 cv, só a gasolina, câmbio DSG de seis marchas e suspensão traseira independente. Mas o preço também subiu: o reajuste com relação ao importado foi de R$ 2.700.
Isso porque, para enxugar a vasta lista de opcionais, a Volkswagen resolveu aprimorar a lista de itens de série do Golf nacional nas versões mais caras. A julgar pelos itens, é possível afirmar que o hatch será o veículo mais seguro já feito no Brasil atualmente.
Volks já divulgou até imagens do Golf 1.4 TSI nacional na linha de monagem de São José dos Pinhais (PR), dividindo espaço com a família Fox
Imagem: Divulgação
Recheio
A versão Comfortline já virá de série com: sete airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista); controle de estabilidade e tração; bloqueio eletrônico de diferencial; frenagem automática pós-colisão (o carro freia sozinho para evitar nova batida após o primeiro choque); sensores de estacionamento traseiro e dianteiro; faróis de neblina com luz de conversão estática (a intensidade da luz muda nas curvas); retrovisores elétricos aquecíveis e com função tilt down do lado do passageiro; rodas de liga leve aro 16; direção elétrica progressiva; freio de estacionamento por tecla; assistente de partida em rampas; ar-condicionado; vidros elétricos com função um-toque; e ganchos para cadeirinhas infantis.
Sistema multimídia será o Discovery Media, com tela tátil de 6,5 polegadas, navegação GPS e espelhamento de celulares pelas interfaces MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto.
A Highline acrescentará: chave inteligente; lanternas traseiras em LED; ar digital com duas zonas ; banco de couro; volante multifuncional e com aletas atrás do aro para troca de marcha (configuração automática); sensores de luminosidade e chuva; start-stop (desliga o motor automaticamente em paradas curtas, para economizar combustível); e opção de quatro modos de condução (Eco, Normal, Sport e Individual). A central de entretenimento, Discovery Media Pro, possui tátil maior, de oito polegadas, DVD Player e HD interno de 60 GB. Já o Golf GTI adiciona elementos decorativos na carroceria e sistema de som Fender com 400 Watts de potência e dez canais.
Itens como piloto automático adaptativo com frenagens emergenciais anticolisão, ProActive (sistema que fecha automaticamente vidros e teto solar em caso de acidente, a fim de minimizar ferimentos), detector de fadiga, farol alto com iluminação adaptável ao tráfego, assistente de estacionamento (vagas paralelas e perpendiculares), faróis de xenônio (a partir da versão Highline) , tecido xadrez (versão GTI) e rodas de liga leve aro 18 diamantadas (GTI) continuam a ser oferecidas como opcionais.
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