Topo

Choveu? Assista e saiba como evitar danos ao motor do carro

Do Auto+

30/12/2015 13h21

Verão e temporada de viagens, no Brasil, acabam sendo sinônimo de época de tempestades, enchentes nas grandes cidades e dor de cabeça para quem enfrenta vias alagadas. O principal risco é o de entrada de água no sistema de respiro do motor, provocando o "calço hidráulico".

Na video-reportagem do programa Auto+, o apresentador e jornalista especializado Benê Gomes mostra como evitar o problema. Há dicas para evitar o problema como áreas alagadas, mas também para quem não conseguiu se livrar:

Como evitar problemas com enchentes

- Se chover forte, fuja de vias alagadas; em São Paulo, CET e Prefeitura informam sobre vias intransitáveis pelo Twitter.

- Se não conseguir desviar a rota, evite áreas onde a água passe da metade das rodas. Se superar a altura das rodas, o carro ficará preso -- esta altura significa que o motor de carros de passeio será invadido pela água.

Foi pego pela enchente? Saiba o que fazer

- Se não conseguir escapar da enchente com o seu carro, pare e desligue o motor.

- Ao religar o carro, verifique se não houve entrada de água no sistema de admissão -- um mecânico ajudará no diagnóstico.

- Procure sua seguradora: se o mecânico identificar calço hidráulico, apólices com proteção contra enchentes e fenômenos naturais cobrem este tipo de sinistro.

- Carro danificado por enchente também permite que se peça indenização ao administrador da via; registre boletim de ocorrência e procure um advogado.

Veja mais dicas de UOL Carros para quem vai pegar a estrada e boa viagem!