Topo

BMW acelera chegada de novos Série 3 e X1 para virada do ano

Leonardo Felix

Do UOL, em Indaiatuba (SP)

15/08/2015 08h00

Líder de vendas do segmento premium no Brasil, com 3.743 unidades emplacadas em 2015, o BMW Série 3 vai mudar de visual na virada de 2015 para 2016. O facelift apresentado pela divisão europeia há três meses, para celebrar os 40 anos da família, será incorporado à configuração montada nacionalmente em Araquari (SC), possivelmente já no último trimestre deste ano.

A BMW brasileira se esforça para acelerar a chegada do modelo reestilizado para não perder o embalo: atualmente, o sedã é responsável por 44% de todo o volume de vendas da marca no país. Por isso, o Série 3 renovado vai "furar a fila" de outra novidade, o Série 1, que ganhou cara nova no Salão de Genebra, em março. Este, nacional, ficará para o primeiro trimestre de 2016.

Outro que terá chegada antecipada é o X1, já flagrado em testes no Brasil, que terá a segunda geração apresentada no Salão de Frankfurt, em setembro. "A ideia é trazer algumas unidades importadas ainda em 2015, em sistema de pré-venda, e nacionalizar a fabricação nos primeiros meses do ano que vem", revelou a UOL Carros uma fonte da fabricante.

Nova plataforma

Com o X1, a BMW estreia no Brasil a nova plataforma de tração dianteira, já usada no importado Série 2 Active Tourer. A BMW desconversa, mas há grandes chances de que tanto Série 3 quanto X1 e Série 1 ganharem motor 3-cilindros, flex, de 1,5 litro, em suas versões de entrada, embora não haja prazo determinado para a estreia da tecnologia.

Antes, em setembro, o grupo completa a lista de produtos feitos localmente com o início da fabricação do Mini Countryman. Por enquanto, o SUV deve seguir com motor 1.6 a gasolina. Também será no próximo mês que o complexo de Araquari inaugurará os processos de pintura e solda, aumentando os índices de nacionalização de componentes.