GM ignora crise e investe R$ 13 bi no Brasil para trocar toda linha

A GM anunciou nesta terça-feira (28) um investimento de R$ 6,5 bilhões no Brasil até 2019 para a produção de uma nova família global de veículos, que será fabricada no Brasil e em outros países emergentes a partir de 2019. A marca almeja produzir 2,5 milhões de unidades no mundo por ano, a partir de 2020.
Estes R$ 6,5 bilhões divulgados agora complementam outros R$ 6,5 bi anunciados em agosto do ano passado (totalizando os R$ 13 bilhões), que fazem parte do planejamento da marca para a construção de veículos compactos para mercados emergentes em acordo com a chinesa Saic. Sabe-se, por enquanto, que caso exista um sucessor do Celta, ele será derivado visualmente do novo Spark.
"Estamos cientes da atual situação econômica do Brasil, mas acreditamos no país e na recuperação do mercado, que é fundamental para a GM", explica Jaime Ardila, presidente da General Motors América do Sul. "Já passamos por situações complicadas no Brasil e em outros lugares e nos saímos muito bem. É por isso que estamos apostando e investindo novamente por aqui", complementa Dan Ammann, presidente global da GM.
Que carros são esses?
Serão seis modelos, sendo que nenhum deles é do segmento de entrada (onde hoje habitam Celta e Classic) ou de luxo (acima do Cruze). Os novos carros formarão praticamente a nova gama da marca.
Por dedução, é possível imaginar quais são estes modelos, levando-se em conta que Cruze, Camaro, Malibu, Volt e Corvette foram recentemente atualizados e ganharam nova geração -- e que uma nova família subcompacta está em desenvolvimento para substituir Celta e Classic entre 2016 e 2017. Continua até 2016 Chega entre 2016 e 2017 Continua até 2016 Chega entre 2016 e 2017 Continua até 2019; deve ter um facelift em breve Chega em 2019 (nova família) Continua até 2019; deve ter um facelift até lá Chega em 2019 (nova família) Continua até 2019; deve ter um facelift em breve Chega em 2019 (nova família) Continua, mas não por muito tempo Pode chegar em 2019 (nova família) Continua até 2019; deve ter um facelift Chega em 2019 (nova família) Continua até 2016 Já existe e chega entre 2016 e 2017 Continua até 2019; deve ter um facelift Chega em 2019 (nova família) Continua enquanto houver estoque Não deve existir para abrir espaço ao Tracker Continua até 2016 Já existe e chega entre 2016 e 2017 Continua normalmente Continua normalmente (Linha atual | Linha 2019)
Celta
"Novo Celta"
Classic
"Novo Classic"
Onix
"Novo Onix"
Prisma
"Novo Prisma"
Cobalt
"Novo Cobalt"
Montana
"Nova Montana"
Spin
"Nova Spin"
Cruze
Novo Cruze
Tracker
"Novo Tracker"
Captiva
"Novo Captiva"
Camaro
Novo Camaro
S10
Trailblazer
"Não vamos entrar em detalhes sobre o investimento, mas podemos adiantar que os novos carros terão o máximo em tecnologia, conectividade e modernidade que um Chevrolet pode oferecer", avisa Ammann.
Motor 3-cilindros?
Além da plataforma totalmente nova, o investimento também inclui o desenvolvimento de novos motores e caixas de câmbio. "Estamos sempre atentos ao mercado e trabalhando em um motor pequeno, mas não podemos ainda falar em número de cilindros. Podemos apenas dizer que ele será uma obra-de-arte", revela Ardila.
A GM ainda não definiu em qual das fábricas brasileiras (São Caetano do Sul e São José dos Campos, em SP; e Gravataí, no RS) os modelos serão produzidos e também cogita produção em outros mercados sulamericanos, como na Argentina, por exemplo.
"Queremos manter a força da nossa marca, como somos hoje no varejo; ter uma aliança ainda melhor com nossa rede de concessionárias; e oferecer produtos globais e de qualidade para os clientes. Estes são e sempre serão nossos três pilares no país", finaliza Santiago Chamorro, presidente da GM Brasil.