GM esnoba salões e faz evento exclusivo para lançar novo Camaro

Esqueça a concorrência por espaço nos salões de automóvel. Para lançar a tão aguardada nova geração do Chevrolet Camaro, a General Motors levará o carro diretamente ao seu público em evento externo, em Detroit, neste sábado (16).
A GM permitiu o cadastramento de 1.000 pessoas e elas serão as primeiras a verem a sexta geração do cupê esportivo, sob uma tenda em Belle Isle, no rio Detroit.
Independentemente de qualquer ação de marketing, o Camaro é um carro importante para a GM. Quando a fabricante o trouxe de volta, em 2009, após um hiato de sete anos, o modelo precisou de um ano para superar o rival Ford Mustang no mercado de "pony cars", como são chamados os compactos esportivos americanos. O Camaro conseguiu isso atraindo tanto os mais nostálgicos da geração nascida após a Segunda Guerra Mundial, quanto os jovens.
"O Camaro é o ícone do mercado de carros pony", provoca Mark Reuss, vice-presidente-executivo de desenvolvimento de produto e compras da GM.
A Ford poderia discutir qual carro é mais icônico: em 2015, especificamente, o Mustang de nova geração é o líder de vendas porque a GM está reduzindo gradualmente a produção do Camaro atual antes de iniciar a fabricação do novo modelo. Nos últimos cinco anos, porém, o Camaro acabou sendo o mais vendido.
Assim, o Camaro é uma sólida máquina de fazer dinheiro e também de atrair compradores -- até mesmo adultos mais jovens -- para as concessionárias da Chevrolet, onde a GM ainda está tentando provar que pode produzir carros de passageiros desejáveis juntamente a picapes e SUVs populares. A GM pode se vangloriar do fato de a quinta geração do Camaro, que quase não se concretizou, ter vendido 500.000 unidades de 2009 para cá.
Realmente esportivo
A GM já divulgou teasers dizendo que o novo Camaro é muito melhor, especialmente no tocante ao desempenho motriz. Ele é 90 quilos mais leve, graças a algumas peças de alumínio, e também mais aerodinâmico, informou a marca em seu site. Quando chegar às concessionárias, no quarto trimestre, o novo carro ostentará ainda um melhor desempenho motriz.
Ele foi desenvolvido com a mesma base do luxuoso compacto Cadillac ATS. "O novo Camaro é um carro leve e divertido de dirigir que promete uma direção melhor que a versão atual, disse Karl Brauer, analista sênior da Kelley Blue Book, com sede em Irvine, Califórnia, que monitora preços de automóveis e tendências de venda.
Mesmo tendo alguns componentes da Cadillac, 70% das peças são específicas do Camaro, disse a Chevrolet em um comunicado. O novo modelo é construído com o propósito maior de ser um carro esportivo, enquanto o modelo atual foi feito com base em um sedã, disse Brauer.
O Camaro 2016 será oferecido com um novo motor V8 de 6,2 litros. O V8 do modelo atual, com a mesma capacidade, gera até 426 cavalos de potência.
Sua herança forte o transforma em um modelo popular para a geração nascida após a Segunda Guerra, que lembra dos Camaros de sua juventude, nos anos 1960 e 70. A geração Y também o respeita, disse Alexander Edwards, diretor-geral da Strategic Vision, firma de pesquisa de marketing de San Diego.
"A geração Y escuta seus pais mais do que qualquer outra geração", disse Edwards. "Os jovens respeitam o Camaro por sua performance e estilo. Isso realmente ajuda a Chevrolet com esses consumidores".
Um clássico
Os fãs de carros esportivos também vão gostar do design do novo Camaro, que se aproxima mais do querido clássico de 1969, disse Brauer. O analista viu o carro em um evento exclusivo realizado pela Chevrolet.
"Ele deverá ter apelo entre os consumidores mais velhos que se lembram do Camaro de 69 e entre os mais jovens que não sabem com que ele se parece", disse Brauer. "Um bom design atemporal é um bom design atemporal".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.