Topo

GM esnoba salões e faz evento exclusivo para lançar novo Camaro

Ansiosos: TV americana CNBC se adianta à GM ao mostrar Camaro na manhã de sexta - Reprodução/CNBC
Ansiosos: TV americana CNBC se adianta à GM ao mostrar Camaro na manhã de sexta Imagem: Reprodução/CNBC

David Welch

Da Bloomberg, em Detroit (EUA)

15/05/2015 18h40

Esqueça a concorrência por espaço nos salões de automóvel. Para lançar a tão aguardada nova geração do Chevrolet Camaro, a General Motors levará o carro diretamente ao seu público em evento externo, em Detroit, neste sábado (16).

A GM permitiu o cadastramento de 1.000 pessoas e elas serão as primeiras a verem a sexta geração do cupê esportivo, sob uma tenda em Belle Isle, no rio Detroit.

Independentemente de qualquer ação de marketing, o Camaro é um carro importante para a GM. Quando a fabricante o trouxe de volta, em 2009, após um hiato de sete anos, o modelo precisou de um ano para superar o rival Ford Mustang no mercado de "pony cars", como são chamados os compactos esportivos americanos. O Camaro conseguiu isso atraindo tanto os mais nostálgicos da geração nascida após a Segunda Guerra Mundial, quanto os jovens.

"O Camaro é o ícone do mercado de carros pony", provoca Mark Reuss, vice-presidente-executivo de desenvolvimento de produto e compras da GM. 

A Ford poderia discutir qual carro é mais icônico: em 2015, especificamente, o Mustang de nova geração é o líder de vendas porque a GM está reduzindo gradualmente a produção do Camaro atual antes de iniciar a fabricação do novo modelo. Nos últimos cinco anos, porém, o Camaro acabou sendo o mais vendido. 

Assim, o Camaro é uma sólida máquina de fazer dinheiro e também de atrair compradores -- até mesmo adultos mais jovens -- para as concessionárias da Chevrolet, onde a GM ainda está tentando provar que pode produzir carros de passageiros desejáveis juntamente a picapes e SUVs populares. A GM pode se vangloriar do fato de a quinta geração do Camaro, que quase não se concretizou, ter vendido 500.000 unidades de 2009 para cá.  

Teaser com imagem da parte traseira da carroceria do novo Chevrolet Camaro - Divulgação - Divulgação
Carro terá metais de alta resistência e baixo peso, além de aerodinâmica melhorada
Imagem: Divulgação

Realmente esportivo

A GM já divulgou teasers dizendo que o novo Camaro é muito melhor, especialmente no tocante ao desempenho motriz. Ele é 90 quilos mais leve, graças a algumas peças de alumínio, e também mais aerodinâmico, informou a marca em seu site. Quando chegar às concessionárias, no quarto trimestre, o novo carro ostentará ainda um melhor desempenho motriz.

Ele foi desenvolvido com a mesma base do luxuoso compacto Cadillac ATS. "O novo Camaro é um carro leve e divertido de dirigir que promete uma direção melhor que a versão atual, disse Karl Brauer, analista sênior da Kelley Blue Book, com sede em Irvine, Califórnia, que monitora preços de automóveis e tendências de venda.

Mesmo tendo alguns componentes da Cadillac, 70% das peças são específicas do Camaro, disse a Chevrolet em um comunicado. O novo modelo é construído com o propósito maior de ser um carro esportivo, enquanto o modelo atual foi feito com base em um sedã, disse Brauer.

O Camaro 2016 será oferecido com um novo motor V8 de 6,2 litros. O V8 do modelo atual, com a mesma capacidade, gera até 426 cavalos de potência.

Sua herança forte o transforma em um modelo popular para a geração nascida após a Segunda Guerra, que lembra dos Camaros de sua juventude, nos anos 1960 e 70. A geração Y também o respeita, disse Alexander Edwards, diretor-geral da Strategic Vision, firma de pesquisa de marketing de San Diego.

"A geração Y escuta seus pais mais do que qualquer outra geração", disse Edwards. "Os jovens respeitam o Camaro por sua performance e estilo. Isso realmente ajuda a Chevrolet com esses consumidores".

Um clássico

Os fãs de carros esportivos também vão gostar do design do novo Camaro, que se aproxima mais do querido clássico de 1969, disse Brauer. O analista viu o carro em um evento exclusivo realizado pela Chevrolet.

"Ele deverá ter apelo entre os consumidores mais velhos que se lembram do Camaro de 69 e entre os mais jovens que não sabem com que ele se parece", disse Brauer. "Um bom design atemporal é um bom design atemporal".