Toyota Corolla tem nova versão de R$ 75.600, mas topo vai aos R$ 100 mil
Quase um mês após o lançamento dos novos Honda Civic EXR (como modelo 2016, a R$ 88.400 em sua versão topo) e Volkswagen Jetta 2015 (R$ 75 mil iniciais), é a vez da líder Toyota fazer movimentos para seu carro-chefe Corolla, que também pula um ano no calendário e passa a ser vendido como modelo 2016. Há uma nova versão (GLi Upper), ajuste em equipamentos e preços entre R$ 69.700 e... R$ 100 mil.
Curiosamente (ou não), as novidades da Toyota são apresentadas praticamente um ano após a estreia da atual geração, que chegou em 2014 com preços entre R$ 66.570 (1.8 GLi) e R$ 92.990 (2.0 Altis). À época, o valor mais alto provocou comoção por ficar muito próximo do cobrado pelo Audi A3 Sedan, modelo fabricado na Hungria (mas que será brasileiro em breve).
Agora, porém, o mais caro dos Corolla já passou por boa vantagem este patamar, ainda que a nova configuração melhore ainda mais a capacidade do modelo de brigar (e vencer) seus rivais diretos -- Civic, Jetta, Cruze e similares.
É bom lembrar, também, que a Toyota havia anunciado em janeiro que manteria duas versões do Corolla abaixo dos R$ 70 mil para manter vendas a frotistas e portadores de necessidades especiais (que podem ter isenção de impostos).
De acordo com comunicado da fabricante, o Corolla passa a ter cinco versões, com os seguintes preços:
+ Toyota Corolla GLi 2016 1.8 manual: R$ 69.690
Traz o motor 1.8 flex Dual VVT-i, 16 válvulas, com sistema de partida a frio (sem "tanquinho"), gerando 139/144 cv a 6.000 rpm e 17,7/18,4 kgfm a 4.200 rpm (com gasolina e etanol, respectivamente); câmbio manual de seis marchas; chave com comandos integrados; os obrigatórios freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica de frenagem); cinco airbags (os frontais, obrigatórios, e mais bolsas laterais e de joelho para motorista); cintos com pré-tensionador; bancos traseiros com ancoragem Isofix para cadeirinha; ar-condicionado; bancos (e painéis de porta) com revestimento de tecido cinza e ajustes manuais; computador de bordo; vidros e retrovisores elétricos; rodas de aço de aro 16 polegadas com calotas e pneus 205/55, entre outros itens.
+ Toyota Corolla GLi 2016 1.8 CVT: R$ 69.990
Troca o câmbio manual pelo automático CVT (relação infinitamente variável) com simulação de sete marchas.
+ Toyota Corolla GLi Upper 2016 1.8 CVT: R$ 75.600
Nova versão, também chamada de "Automática Couro" nas lojas, acresce direção com assistência elétrica; volante com botões multifuncionais, sistema de som com rádio, CD Player e conexões auxiliar e USB; revestimento de couro cinza; banco traseiro com descanso de braço central, porta-copos e rebatimento 60/40; troca das rodas por modelos de liga leve com acabamento fosco.
+ Toyota Corolla XEi 2016 2.0 CVT: R$ 86.900
Troca o motor 1.8 pelo 2.0 flex Dual VVT-i, de 16 válvulas, rendendo 143 cv a 5.600 rpm com gasolina, 154 cv a 5.800 giros com etanol, enquanto o torque é de 19,4 kgfm a 4.000 rpm para gasolina e 20,3 kgfm a 4.800 rpm com etanol; borboletas no volante para trocas manuais sequenciais de marcha, além de tecla Sport, que muda gerenciamento da transmissão; rodas com acabamento brilhante; espelhos retrovisores eletrorretráteis; para-sol com espelho e luz de cortesia para motorista e passageiro dianteiro; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado automático digital; controle de velocidade de cruzeiro; retrovisor interno eletrocrômico; vidros elétricos com sistema de um toque nas quatro portas; sistema multimídia com tela de 6 polegadas, que agrega ainda o navegador por GPS, câmera de ré, conexão Bluetooth e reprodutor de DVD e TV Digital.
+ Toyota Corolla Altis 2016 2.0 CVT: R$ 99.990
Completa o pacote anterior com dois airbags do tipo cortina (sete no total); luzes auxiliares de LED no conjunto óptico; sistema de destravamento do carro e partida do motor sem chave; ajuste elétrico para o banco do motorista.
Segundo a Toyota, os ajustes e o lançamento de uma nova versão permitem ao Corolla proporcionar "mais conforto e conveniência aos passageiros", aliando "características reconhecidas no mercado brasileiro, como o design elegante e moderno". Esta nova versão também reduz a diferença entre o patamar mais básico, geralmente destinado a frotistas e consumidores que têm direito a modelos com isenção de impostos (caso de portadores de deficiência), e as configurações de mais de R$ 80 mil, reduzindo a área de atuação dos rivais.
Em 2015, apesar da movimentação dos concorrentes, o Corolla domina o segmento de sedãs médios com quase 8.500 emplacamentos até fevereiro, segundo a Fenabrave (entidade que reúne os lojistas), contra cerca de 4.700 do Civic e menos de 2.500 do Nissan Sentra.
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