Gol perde até dentro de casa e Fox vira carro-chefe da Volkswagen
Não bastasse ter perdido o posto de carro mais vendido do Brasil em 2014 para o Fiat Palio -- após sequência de 27 anos no trono --, o Volkswagen Gol tem outro motivo para se frustrar nos dois primeiros meses de 2015.
Relatórios de emplacamentos de janeiro e fevereiro mostram que o compacto já não canta mais de galo nem no próprio galinheiro, perdendo o posto de modelo mais vendido da marca alemã no país para o Fox (que, ironicamente, surgiu como possível substituto do Gol no início dos anos 2000).
No primeiro mês do ano, o Fox foi o quarto modelo mais emplacado do ranking da Fenabrave (federação dos concessionários), com 9.125 unidades, enquanto o Gol amargou a oitava posição, com 7.866. Já o balanço do último mês, divulgado nesta segunda-feira (2) pelo parceiro de UOL Carros Joel Leite, mostrou o Fox ainda mais forte, em terceiro (7.365 unidades), tendo o Gol ficado estagnado em oitavo (5.883). Em um bimestre, o saldo pró-Fox ficou em 2.741 exemplares, dando a certeza de que o fenômeno de janeiro não foi isolado. Provou, ainda, que a aposta de aproximar a proposta visual do Fox à do Golf foi acertada, pois o facelift do hatch altinho caiu no gosto popular, mesmo com a plataforma antiga e os preços acima da média do segmento.
Quanto ao Gol, paira cada vez mais a dúvida sobre sua capacidade de recuperação. Talvez seja uma questão de esperar pela próxima reestilização, prevista para o início de 2016. Ou talvez seja necessário aguardar a nova geração, em 2017, com a chegada de plataforma global, para saber se o modelo-símbolo da Volkswagen tem condições de voltar a ser tão soberano quanto há alguns anos.
UP! ENTRE OS DEZ MAIS
Se a situação do Gol incomoda e Fox vai muito bem de vendas, obrigado, a Volks encontrou outro motivo para sorrir em fevereiro: após meses de desempenho abaixo do esperado, enfim o subcompacto up! constou entre os dez veículos mais comercializados do Brasil, em nono lugar, com 5.504 emplacamentos. Ainda é pouco para um veículo apresentado como "lançamento mais importante da marca desde o Fusca", mas mostra que o carrinho, aposta ousada da montadora em termos de visual e segurança, ainda pode trilhar um caminho de sucesso no mercado brasileiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.