Com mesma base, montadoras criam de carrinho chinês a jipão sueco
![A base do Golf 7: MQB é aposta da VW para fazer mais com menos e se tornar líder - Divulgação](https://conteudo.imguol.com.br/2012/09/04/setima-geracao-do-hatch-medio-volkswagen-golf-e-apresentada-na-alemanha-modelo-e-principal-aposta-da-marca-para-tomar-lideranca-do-mercado-global-de-carros-de-toyota-e-gm-1346793958003_615x300.jpg)
Produzir mais gastando menos recursos -- e, portanto, dinheiro -- é a base da indústria capitalista, inclusive dos fabricantes de carros. Nos últimos anos, com o desenvolvimento da tecnologia, o mote ficou ainda preciso com o uso das chamadas plataformas globais. Funciona assim: linhas de montagens idênticas, espalhadas por todo o mundo, são capazes de produzir diversos modelos, dos mais variados portes e preços, sempre de acordo com a necessidade do mercado.
Há menos de uma década, ainda era padrão ter plataformas diferentes produzindo modelos de portes diferentes, o que encarecia a produção e criava desníveis abissais entre produtos vendidos em diferentes mercados. Bases compactas só poderiam fazer hatches, sedãs e alguma terceira derivação (perua, crossover, SUV) de porte pequeno. Agora, a necessidade (ou criatividade) da montadora é o limite.
Uma das mais plataformas mais conhecidas é a MQB, da Volkswagen. A sigla vem do alemão "Modularer Querbaukasten", algo como "base modular tranversal", e designa uma única matriz para fabricar modelos de qualquer tamanho ou segmento, de compactos (como o Polo europeu, que passará a ser montado nesta base) a sedãs grandes e SUVs grandes (como o gigante CrossBlue), desde que equipados com motor transversal.
Com base nessa universalização dos automóveis, UOL Carros mostra dez plataformas de última geração desenvolvidas nos últimos anos. Confira.
Principal característica: totalmente modular, pode fazer de compactos a SUVs; só utiliza motores transversais devido à distância imutável.
Principais carros produzidos: Audi A3, Q3 e TT, Volkswagen Golf e Scirocco, Seat León, Skoda Fabia e Octavia.
Principal característica: assim como a MQB, apenas a medida entre o centro do eixo dianteiro e os pedais é fixa e somente motores tranversais se encaixam.
Principais carros produzidos: Volvo XC90, próxima geração dos modelos da Volvo, próxima geração de subcompactos da Geely.
Principal característica: pode fabricar híbridos e permite que os modelos tenham tração dianteira, traseira ou integral.
Principais carros produzidos: Ford Fusion/Modeo, Edge, Mustang e as próximas gerações de Taurus, S-Max, Explorer e modelos da Lincoln (submarca de luxo).
Principal característica: pode variar todas as dimensões de um veículo, com limitação para motores transversais compactos.
Principais carros produzidos: Jeep Renegade, Dodge Dart; Fiat Punto, Linea, 500X, 500L, Viaggio e Doblò; Opel Adam, Corsa e Meriva europeus; Alfa Romeo MiTo.
Por que o Tracker é importado do México e não é feito no Brasil, em Gravataí (RS), junto com o Onix, ou em São Caetano do Sul (SP)? Por erro da própria GM, que admitiu que vacilou ao deixar de produzi-lo nacionalmente. Um novo modelo, feito sobre uma evolução da plataforma Gamma 2 (que também servirá de base para os próximos carros globais da empresa) já está sendo pensado -- ainda não confirmado se como nova geração do Tracker ou como modelo totalmente novo.
Principal característica: derivada da Gamma 1, da Opel e que era local, passou a ser global e permitiu que a General Motors construísse modelos de diferentes tamanhos em cima de uma mesma base (desde que cada modelo tivesse seu próprio espaço e variação de ferramentaria, claro).
Principais carros produzidos: Chevrolet Sonic, Onix/Prisma, Spin, Cobalt e Tracker, Buick Encore, Opel Mokka, entre outros.
Desenvolvida ao custo de 630 milhões de euros, deve substituir ao longo dos próximos anos as atuais PF2 e PF3 (que fazem os atuais carros de Peugeot e Citroën), além de desenvolver novos modelos da General Motors (a GM possui parcerias com a PSA distribuídas pelo mundo, mesmo não tendo mais os 7% que possuía da empresa francesa).
Principal característica: global e modular, pode produzir de compactos a SUVs grandes; usa materiais mais modernos que as antecessoras, como aço de altíssima resistência e alumínio de última geração.
Principais carros produzidos: Peugeot 308 e 408, Citroën C4 Picasso e Grand C4 Picasso -- todos de nova geração, ainda distantes do Brasil.
Principal característica: versátil, pode produzir uma grande quantidade de modelos com poucas alterações estruturais.
Principais carros produzidos: Nissan March, Versa, Tiida e Livina; Datsun Go; Renault/Dacia Clio, Sandero, Logan e Duster.
Principal característica: global, foi modernizada pela JLR para oferecer o máximo de tecnologia que a empresa puder.
Principais carros produzidos: Discovery Sport e Jaguar XE.
A explicação vem do próprio nome: apenas a posição do tanque é fixa -- no caso de Fit, City e HR-V, ela é central --, sendo que as dimensões dos produtos podem variar. A plataforma do Civic tem a mesma ideia, mas é diferente: trata-se da "layout de tanque traseiro", que também faz o CR-V.
Principal característica: mantém apenas o tanque de combustível em posição fixa, enquanto toda a estrutura do automóvel pode variar.
Principais carros produzidos: Honda Fit, City e HR-V.
Desenvolvida para conquistar clientes de novos segmentos, também é global e versátil, tanto que pode produzir sobre uma mesma linha um hatch, um sedã, um SUV, uma perua e um monovolume. No Brasil, na fábrica que a empresa sobe em Iracemápolis (SP), o suvinho GLA será produzido sobre esta plataforma (o que permitiria a produção de outros modelos, de acordo com a demanda); por ora, porém, dividirá espaço com o o Classe C, maior, e que pertence a outra plataforma (o que também abre novas possibilidades...).
Principal característica: versátil e global, reduz os custos por produzir pelo menos cinco carrocerias diferentes sobre uma mesma base.
Principais carros produzidos: Classes A, CLA, GLA e B.
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