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Conceito F015 antecipa futuro carro da Mercedes-Benz que anda sozinho

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/01/2015 14h47

A Mercedes-Benz lançou nesta terça-feira (6) seu primeiro conceito de veículo autônomo nascido do zero (ou seja, que não se baseia em um modelo não-autônomo já existente) , o F015 Luxury in Motion. O protótipo não apenas consegue se deslocar sem interferência humana, como permite um grau de interação com os passageiros jamais visto na indústria automotiva.

De visual extremamente futurista, o F015 reúne elementos já mostrados pela marca alemã em outros protótipos: a direção autônoma do S500 Intelligent Drive, de 2013; o motor movido a célula de hidrogênio do F125, de 2011; e componentes de segurança do ESF, de 2009. Para se ter noção do nível de tecnologia envolvida, o modelo sequer foi apresentado em um salão de automóveis, mas sim em uma feira de produtos eletrônicos em Las Vegas (Estados Unidos).

As dimensões mostram que o conceito vem para antecipar o futuro Classe S autônomo de produção, prometido para 2020: são 5,22 metros de comprimento e impressionantes 3,61 m de entre-eixos, quase 60 cm mais do que a atual geração do sedã grande.

Espaço interno é condição importante no projeto: o F015 oferece espaço de sobra para quatro pessoas, em assentos giratórios que permitem a todos ficarem frente a frente em uma reunião ou conversa informal, enquanto o veículo segue -- sozinho -- o caminho indicado. O volante só sai do painel, de forma automática, quando o passageiro do banco do motorista direciona os olhos para a estrada, indicando que quer assumir o controle da direção. SEMPRE ANTENADO
Câmeras, sensores, radares e satélite auxiliam na navegação do carro, fazendo a leitura de sinais de trânsito, posição de outros veículos e pedestres com extrema precisão. Seis telas de LCD ficam espalhadas nos painéis frontal, traseiro, console central e portas do F015, permitindo interação dos passageiros com a central multimídia, internet e informações (inclusive imagens projetadas) do ambiente exterior. Os comandos são feitos através de toques e gestos com as mãos. O sistema multimídia, aliás, dispensa conexão Bluetooth, sendo controlado por aplicativo no celular.

Também é pelos smartphones que o F015 identifica seu dono e demais pessoas autorizadas a andar nele, destrancando automaticamente as portas suicidadas, de abertura independente entre si e que dispensam a coluna B. A estrutura combina alumínio, aço de alta resistência e fibra de carbono, sendo 40% mais leve que a de carros de mesmo porte vendidos atualmente. Além disso, parte dos componentes das portas se infla em colisões lateral, melhorando a absorção do impacto.

Além de estar sempre antenada ao que acontece ao seu redor, a central eletrônica do F015 se comunica com o exterior: quando identifica ambiente seguro para um pedestre atravessar a rua, emite um sinal sonoro "go ahead" (siga em frente, em inglês); e, por meio de combinações nas luzes traseiras de LED, forma as palavras "slow" (devagar) e "stop" (pare) aos motoristas que estão atrás em situações de frenagem.

Por dentro, a decoração de madeira, couro e alumínio, em tons claros, ajuda a destacar as telas projetoras e a iluminação ambiente, feita por LEDs azuis. 

Mercedes-Benz F015 Luxury in Motion Concept - Divulgação - Divulgação
Com assentos giratórios, F015 vira sala de estar (ou de reuniões): enquanto carro segue o roteiro sozinho, passageiros podem conversar e interagir com as seis telas LCD do sistema multimídia, por meio de toques ou gestos com as mãos
Imagem: Divulgação
MOTORIZAÇÃO
O F015 está equipado com dois motores sobre o eixo traseiro, alimentados por célula de hidrogênio e bateria elétrica (esta, recarregável por indução, sem usar fios). Cada propulsor gera 136 cv de potência (são 163 cv combinados) e 20,4 kgfm de torque, desempenho que permite chegar à velocidade máxima limitada de 200 km/h.

A Mercedes promete autonomia de 1.100 quilômetros para seu protótipo autônomo, sendo 900 km só com a célula de combustível. Isso porque o veículo consegue fazer 166 km/kg de hidrogênio, o equivalente a 50 km/l em um automóvel movido a diesel (segundo dados da própria fabricante).