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Troller deixa T4 ainda mais lameiro com versão Off-Road, que estreia em SP

Modelo deve custar pelo menos R$ 10 mil mais que o T4 convencional - Divulgação
Modelo deve custar pelo menos R$ 10 mil mais que o T4 convencional Imagem: Divulgação

Leonardo Felix

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

23/10/2014 16h58

Subsidiária da Ford desde 2007, a Troller será a única marca com raízes genuinamente brasileiras no Salão de São Paulo 2014. Como a participação no mercado nacional é tímida e a gama se restringe ao utilitário T4 -- nem teria como ser diferente, já que a fábrica de Horizonte (CE) tem capacidade para fazer, no máximo, 250 veículos/mês --, não há o que inventar: para não exibir em seu estande só o T4 convencional (versão XLT), a montadora preparou duas versões especiais do jipe para o evento.

A primeira, já de produção e mostrada a jornalistas nesta quarta-feira (22), é a série especial Off-Road, nome que mais parece um pleonasmo (é como chamar a versão de um superesportivo de "Sport"). Segundo executivos da Troller, a intenção é evidenciar ainda mais a alma lameira do T4. Por isso, a nova edição agrega à lista de série itens como: amortecedores de alto desempenho; parachoques reforçados com chapas de aço maiores; estribos laterais de metal; tubo de ar para refrigerar o motor mesmo sob água ou lama; guincho dianteiro; e pneus especiais para lama. 

Troller T4 Off-Road 1  - Divulgação - Divulgação
Troller ainda não sabe se transformará T4 Off-Road em série especial ou versão definitiva
Imagem: Divulgação
Além desses equipamentos, o T4 Off-Road recebe pintura exclusiva em marrom e castanho, tanto por fora quanto no acabamento interno, revestimento dos bancos em vinil e sistema multimídia com conexão Bluetooth, navegação GPS e comandos de voz em tela de 6,1 polegadas. Conjunto mecânico e demais equipamentos são os mesmos do T4 XLT: motor turbodiesel 5-cilindros de 3,2 litros (200 cavalos de potência e 48 kgfm de torque), transmissão manual de seis marchas, tração integral e direção hidráulica.

O grande ponto negativo segue sendo a ausência de airbags, não obrigatórios para veículos dessa natureza, que não devem estar presentes no T4 tão cedo. "Mesmo que existam dispositivos com opção de desligamento, sempre há o risco de acionamento involuntário durante uma manobra mais brusca, o que pode ser ainda pior para a segurança dos ocupantes", justificou a supervisora de marketing da marca, Carla Freire.

Embora a comercialização da série Off-Road esteja quase 100% certa, a fabricante diz ainda não ter definido o preço. A única certeza é de que a versão não custará menos de R$ 120 mil (o T4 XLT sai por R$ 110 mil). "Vamos analisar a resposta do público no Salão e definir se será uma edição limitada ou uma nova versão definitiva", ressaltou Carla. 
Troller T4 Off-Road 2 - Divulgação - Divulgação
Interior do T4 Off-Road se diferencia pela predominância dos tons pastéis, revestimentos em vinil e sistema multimídia exclusivo, com tela de 6,1 polegadas, GPS e Bluetooth
Imagem: Divulgação
CONCEITO DE RESGATE
Além do T4 Off-Road, a Troller também terá em São Paulo o conceito Rescue, equipado como unidade de resgate e voltado a instituições como Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros. Poucas informações sobre ele foram passadas: sabe-se apenas que é um carro preparado para chegar a locais de difícil acesso em casos de emergência, pintado em laranja e azul (para se destacar em regiões de matas) e equipado com novas lanternas, luzes de LED nas laterais, pneus especiais em rodas aro 17, prancha para transporte no teto e espaço para armazenar ferramentas.