Carros da BMW fabricados no Brasil vão custar o mesmo que importados

A BMW celebrou, nesta quinta-feira (9), a fabricação do primeiro veículo em sua fábrica brasileira de automóveis, instalada em Araquari (SC), que passa a operar gradualmente a partir deste mês e chega à capacidade em 2015 (já com a produção do Série 1, X1, X3 e Mini Countryman, em praticamente todas as suas configurações). O primeiro automóvel da BMW feito no Brasil é um Série 3, versão 328i ActiveFlex, na cor branca, parecido com o carro testado e avaliado por UOL Carros há alguns meses.
Já foram anunciados os preços dos futuros modelos nacionais, e eles não mudam nem sequer R$ 1 em relação aos praticados atualmente para os importados. A explicação dada pela marca: é preciso pagar o investimento feito na fábrica.
Confira o preço atual de cada modelo BMW a ser fabricado em SC:
SÉRIE 1 (hatch):
116i -- R$ 112.950
118i GP -- R$ 121.950
118i GP (com navegação) -- R$ 125.950
118i Sport GP -- R$ 142.950
125i M Sport ActiveFlex -- R$ 173.950
SÉRIE 3 (sedã):
316i -- R$ 116.950
320i ActiveFlex -- R$ 134.950
320i GP ActiveFlex -- R$ 143.950
320i Sport GP ActiveFlex -- R$ 164.950
328i Sport GP ActiveFlex -- R$ 203.950
335i M Sport -- R$ 295.950
X1 (crossover):
sDrive 20i ActiveFlex -- R$ 134.950
sDrive20i GP ActiveFlex -- R$ 144.950
sDrive20i GP ActiveFlex (com teto solar) -- R$ 154.950
xDrive 28i Sport GP ActiveFlex -- R$ 179.950
X3 (SUV compacto):
xDrive20i -- R$ 199.950
xDrive20i (com teto solar) -- R$ 204.950
xDrive20i X Line -- R$ 214.950
xDrive35i M Sport -- R$ 289.950
MINI COUNTRYMAN (crossover compacto):
Cooper S Exclusive A/T -- R$ 124.950
Cooper S Top A/T -- R$ 135.950
Cooper S ALL4 A/T -- R$ 140.950
John Cooper Works ALL4 A/T -- R$ 157.950
As versões com final 35i (que usam motor 6-cilindros de três litros) continuam a ser importadas, ao menos por enquanto.
A marca passa a produzir no país depois da regulamentação do Inovar-Auto em 2012, novo regime automotivo brasileiro, que incentiva fabricantes estrangeiros a produzirem nacionalmente para obter menores taxas e maiores cotas de importação (para aqueles veículos que ainda vêm de fora do país -- no caso da BMW, as outras versões do Mini Cooper; o restante da linha X; as Séries 2, 4, 5, 6 e 7; o Z4; os ambientalmente corretos da linha i; e os esportivos da família M).
Para fazer sua primeira fábrica na América Latina (a 30ª unidade fabril da empresa no mundo), a empresa investiu cerca de 200 milhões de euros (aproximadamente R$ 600 milhões). A unidade terá capacidade para produzir até 32 mil carros por ano (a partir de 2016, quando todos os modelos previstos para produção já estiverem sendo fabricados) e prevê a contratação de 1.300 profissionais -- até o momento, para a linha do Série 3, cerca de 500 já foram contratados (isso sem contar a geração de 2.500 vagas indiretas, incluindo fornecedores, parceiros e novos concessionários).
Atualmente, a montagem dos primeiros automóveis é feita em CKD (Completely Knock-Down, em inglês), já que as carrocerias vêm inteiras da Alemanha, onde são fabricadas. A planta só deve ficar inteiramente pronta em setembro de 2015, quando as atividades de soldagem (aí sim com a produção industrial completa, com robôs e máquinas de corte de chapas) e pintura estiverem plenamente operantes.
Para assegurar que os carros nacionais terão qualidade idêntica à encontrada no alemão, a empresa trouxe equipamentos de última geração e treinou equipes com uma réplica da linha de montagem instalada no centro de treinamento da marca, em Joinville, cidade vizinha a Araquari.
Viagem a convite da BMW
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