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Onix e Palio decepcionam em testes de colisão; assista

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/08/2014 12h17

Desde que os critérios para avaliação da proteção à criança do Latin NCAP se tornaram mais rígidos, nenhum modelo feito no Brasil alcançou a nota máxima

Em nova rodada de testes, divulgada nesta terça-feira (19), quatro veículos foram avaliados, três deles à venda no Brasil: Chevrolet Onix, Fiat Palio e Peugeot 208, todos equipados com airbag duplo (obrigatórios em carros nacionais desde janeiro deste ano). Nenhum obteve pontuação máxima (cinco estrelas).

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ONIX DESAPONTA

Chevrolet Onix crash-test 2 - Divulgação - Divulgação
Chevrolet Onix: três estrelas para adultos e duas estrelas para crianças
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Onix conseguiu três estrelas em relação à proteção dos ocupantes dianteiros e duas estrelas quanto à proteção de crianças. Apesar de a estrutura ter sido considerada estável, o piso se abriu na área dos pés do lado do motorista, de acordo com a entidade.A falta de Isofix e de cintos de três pontos em todas as posições traseiras, bem como o desempenho dos sistemas de retenção infantil (SRI), levaram a pontuação baixa no quesito criança. A expectativa do órgão era de que o carro atingisse cinco estrelas.
Chevrolet Onix crash-test - Divulgação - Divulgação
Expectativa do Latin NCAP era de que o carro atingisse cinco estrelas
Imagem: Divulgação
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PALIO TAMBÉM VAI MAL

Fiat Palio crash-test - Divulgação - Divulgação
Fiat Palio: três estrelas para adultos e duas estrelas para crianças
Imagem: Divulgação
O Fiat Palio (terceira geração) conseguiu três estrelas em relação à proteção para adultos e duas estrelas para passageiros infantis, mesmo resultado que o hatch da Chevrolet. Também foi avaliada uma versão do modelo sem airbags, que obteve resultado de zero estrela nos dois quesitos -- esta versão, porém, não é mais fabricada pela Fiat desde maio.Diante disso, o Latin NCAP recomenda à Fiat instalar ancoragens Isofix e cintos de três pontos em todas as posições, entre outros progressos "necessários".
Fiat Palio crash-test 2 - Divulgação - Divulgação
Falta de Isofix e de cintos de três pontos foram cruciais no quesito criança
Imagem: Divulgação
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PEUGEOT 208 VAI BEM

Peugeot 208 crash-test - Divulgação - Divulgação
Peugeot 208: quatro estrelas para adultos e três estrelas para crianças
Imagem: Divulgação
O Peugeot 208 atingiu quatro estrelas quanto à proteção dos ocupantes dianteiros e três estrelas na proteção de crianças. A estrutura do carro teve desempenho correto, tendo sido qualificada como estável. "Isso reflete uma geração de estruturas mais modernas", diz o Latin NCAP.Contudo, os equipamentos de segurança da versão básica são em menor número do que a versão (também básica) europeia do veículo -- dispositivos como ESC, airbags laterais, Isofix e/ou o interruptor de desativação do airbag do acompanhante não estão no modelo da América Latina.

O órgão ainda deixa a dica para a Peugeot de que tais equipamentos devem fazer com que o modelo obtenha as cinco estrelas no futuro.

Peugeot 208 crash-test 2 - Divulgação - Divulgação
Estrutura do carro teve desempenho correto e foi qualificada como estável
Imagem: Divulgação
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SPARK, VENDIDO NO CHILE, É FRACASSO

Chevrolet Spark crash-test 2 - Divulgação - Divulgação
Chevrolet Spark: zero estrela para adultos e duas estrelas para crianças
Imagem: Divulgação
O Chevrolet Spark (sem airbag), que pode ser adquirido no Chile, obteve zero estrela quanto à proteção dos ocupantes dianteiros e duas estrelas para crianças.No teste, as cabeças dos bonecos do motorista e do acompanhante ficaram coloridas na cor vermelha, o que significa que a proteção foi fraca.

A falta de airbags piora com o fato de a carroceria ser instável. Para o Latin NCAP, o resultado da Chevrolet é decepcionante e o mais recomendável seria seguir o exemplo da Fiat deixar de vender o modelo na América Latina.

Chevrolet Spark crash-test - Divulgação - Divulgação
Latin NCAP orienta Chevrolet a deixar de vender o modelo na América Latina
Imagem: Divulgação

Assim como no Brasil, na Argentina também há lei que tornou obrigatório airbags em todos os veículos novos para 2014. Mas ainda há países na América Latina onde não são aplicados os requerimentos das Nações Unidas, e os airbags ainda são considerados opcionais em vez de padrão de segurança.