Novo Ford Ka será o 1º nacional 1.0 com controles de estabilidade e tração
O novo Ford Ka será o primeiro carro nacional com motor 1 litro a oferecer controles de estabilidade, tração e de saída em aclive (respectivamente, ESC, TSC e HLA). O anúncio foi feito pela fabricante nesta quinta-feira (18). Essas funcionalidades do modelo, presentes nas versões hatch e sedã (esta denominada Ka+), serão mostradas em programa de TV neste domingo.
Itens desejados pelo brasileiro, como ar-condicionado e direção assistida (no caso da Ford, elétrica), também devem ser de série na versão mais cara.
O motor do novo Ka é um tricilíndrico flex de 85 cavalos (etanol), que, segundo o Conpet (programa de eficiência energética) do Inmetro, faz do modelo o que menos emite CO2 entre todos os fabricados no Brasil -- o Renault Clio, feito na Argentina, bate o novo Ka tanto em consumo quanto em emissões (mas, ao contrário do carro da Ford, foi medido em versão sem A/C e sem assistência à direção).
Os sistemas ESC, TSC e HLA são os mesmos oferecidos pelo New Fiesta nacional a partir da versão SE. São itens de segurança ativa, ou seja, entram em ação para evitar acidentes, e não apenas minorar suas consequências. Os três agem sobre os freios, e entram em ação sem a interferência do motorista (e não podem ser desligados; não há aquela famosa tecla OFF com o carrinho derrapando).
Vale lembrar que o New Fiesta usa motores Sigma 1.5 e 1.6, além de ter a opção de câmbio automático Powershift de seis velocidades. São características que servirão para diferenciá-lo do novo Ka, cuja nova geração, fabricada em Camaçari (BA), chega às lojas em agosto com apetite tão grande que é capaz de "engolir", por exemplo, o caro New Fiesta Sedan.
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