Nos carros, Copa é tema para versões e adereços; veja nossa escalação
A Copa do Mundo é um prato cheio para as montadoras criarem versões, adesivos e até pinturas especiais para seus modelos. A maioria das empresas tem de tomar cuidado para não utilizar emblemas ou logos oficiais da Fifa ou da CBF, e por isso, em muitos casos, apelam a cores e nomes genéricos para não ter problemas jurídicos -- este é o caso, por exemplo, da mais recente edição especial da Honda CG Titan, que utiliza o sobrenome "BR".
UOL Carros escalou exemplos de estratégias de marketing utilizada pelas fabricantes para associar seus produtos à principal competição de futebol mundial.
+ Volkswagen Gol Seleção (a partir de R$ 35.890)
Como patrocinadora oficial da Seleção Brasileira, a Volkswagen lançou na virada de 2013 para 2014 a série Seleção para os modelos Gol, Fox e Voyage. Até 2010 o modelo alusivo à Copa do Mundo era exclusivamente o Gol -- na maioria das vezes, sua cor era amarela e seu sobrenome era "Copa", mas desde 2009, a Volks patrocina a CBF. Isso explica a troca do sobrenome.
+ Volkswagen Fox Seleção (a partir de R$ 36.890)
O Fox recebeu pela primeira vez uma configuração ligada ao principal torneio de futebol mundial. Assim como o Gol, o hatch "altinho" da Volks pode ser adquirido em sua edição especial com motor 1.0 e 1.6 (esta custa a partir de R$ 41.890) e, curiosamente, não oferece a opção de transmissão automatizada I-Motion.
+ Volkswagen Voyage Seleção (a partir de R$ 37.890)
Oferecido com motores 1.0 e 1.6 e transmissão manual ou automatizada de cinco marchas, o sedã da família Gol também recebe pela primeira vez uma versão alusiva à Copa. A configuração mais cara, 1.6 I-Motion, custa a partir de R$ 46.160.
Clique aqui para saber mais sobre a família Seleção da Volks.
Aproveitando o fato de ser patrocinadora da Fifa, a Hyundai resolveu botar em campo sua própria série limitada, com 8 mil unidades das configurações hatch e sedã da família HB20, com motor 1.0 ou 1.6, câmbio manual ou automático (este só no 1.6). O sobrenome? "Copa do Mundo".

A partir daqui as edições especiais dos carros saem de campo para dar lugar a motos, ônibus e até a acessórios que se referem à Copa.
+ Capas de estepe para o Ford EcoSport
Como forma de incentivar o Brasil na luta pelo título, a Ford lançou uma nova linha de capas para o estepe do EcoSport, que combina grafismos artísticos, as cores verde e amarelo e temas como "Pão de Açúcar"; "Brasil, o país do futebol"; "Com muito orgulho"; "Calçada de Ipanema"; "Futebol"; "Mr. Soccer"; "Pátria Amada"; " Vai Brasil" e "Força Brasil", entre outros.

Por Até o setor de motos aproveita o embalo da Copa do Mundo. A Honda lançou no começo de maio a edição especial "BR" da CG 150 Titan EX, que tem produção limitada a 1.800 unidades e custa R$ 7.950. Baseado na versão topo da família CG, o modelo tem como diferencial a pintura nas cores amarelo, verde e azul e alguns equipamentos de série. Saiba tudo aqui.

A Dafra, marca brasileira criada em 2008 pelo Grupo Itavema (que importa peças semi-prontas das marcas chinesas Loncin, Lifan e Zongshen para montá-las por meio do sistema CKD em Manaus-AM), também tem moto alusiva à Copa. Trata-se de algumas unidades dos modelos Riva 150 e Next 250 que utilizam o tema Brasil -- representado por discretíssimos adesivos com novos grafismos que usam as cores da bandeira nacional sobre a carenagem. Leia mais sobre isso.

Uma nova unidade do ônibus superarticulado de piso baixo acaba de chegar à frota da Infraero. Ele será testado em operação real no Aeroporto Tom Jobim (Rio de Janeiro) durante um mês, a partir de 12 de junho, e tem adesivação especial alusiva à bandeira do Brasil -- reforçada pela frase "Faça sua estrela brilhar, Brasil".

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.