General Motors anuncia novo recall, agora de 3 milhões de carros
A General Motors dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (15) mais um mega-recall. Somente naquele país são 2,7 milhões de carros, picapes e SUVs, de diversos anos-modelo e marcas como Chevrolet, Pontiac e Saturn (ambas extintas), GMC e Cadillac. Incluindo unidades vendidas no Canadá, no México e no resto do mundo, a conta chega a 3 milhões de carros. A GM do Brasil ainda não se pronunciou.
A GM espera gastar cerca de US$ 200 milhões com este novo recall.
A maior parte dos veículos envolvidos -- cerca de 2,4 milhões de unidades -- podem apresentar problemas nas luzes de freio. Foram fabricados entre 2004 e 2012, e incluem o Chevrolet Malibu (que chegou a ser importado ao Brasil), o Saturn Aura e o Pontiac G6. O possível problema está na fiação que comanda as luzes de frenagem, que podem não funcionar quando necessário, ou então acender sem que haja acionamento dos freios.
Segundo o Automotive News, a GM recebeu centenas de reclamações sobre luzes de freio destes modelos, incluindo o relato de 13 acidentes (sem vítimas fatais). Um recall bem mais limitado foi feito em 2008.
Os esportivos Corvette fabricados entre 2005 e 2007 tiveram quase 112 mil unidades chamadas para verificação do farol baixo; a GM admite centenas de reclamações a respeito do problema, mas diz que não há registro de acidentes.
A Cadillac, marca de luxo da GM, entra com pouco mais de 19 mil unidades do CTS (2013-14), cujos limpadores de parabrisa podem não funcionar caso o veículo seja religado com o equipamento em funcionamento. Por fim, cerca de 480 picapes Chevrolet Silverado e GMC Sierra, e do SUV grande Chevrolet Tahoe, podem apresentar problemas na caixa de direção.
VIGILÂNCIA
A desconfiança em relação à General Motors aumenta à medida que os recalls envolvem tanto carros fabricados muito antes da crise de 2008 e da concordata de 2009, quanto outros que mal saíram das fábricas, supostamente já representantes de uma "nova GM", pós-concordata e pós-ajuda estatal, concedida durante o primeiro mandato do presidente Barack Obama (e já ressarcida).
De acordo com Jeff Boyer, que em março assumiu o inédito cargo de chefe de segurança automotiva da GM, os recalls em série visam a resolver problemas antigos e/ou persistentes nos modelos do grupo. Também segundo ele, o controle de qualidade para carros novos aumentou. A GM mais que dobrou sua equipe de especialistas em segurança, de 20 funcionários para 55.
A nova função assumida por Boyer e o reforço no time são ações da nova CEO da GM, Mary Barra, que assumiu o cargo em janeiro. A companhia atualmente é alvo de pelo menos quatro investigações por parte do governo dos EUA.
Com Agências
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