Kia traz em maio o sedã de luxo Quoris, com tração traseira
A Kia vai lançar no Brasil o Quoris, nome local do sedã grande K9 ou K900 (nos Estados Unidos e Canadá, como se vê no insano anúncio acima, exibido no Super Bowl). Com cerca de 5,10 metros de comprimento e entre-eixos de 3,04 metros, trata-se de uma aposta de luxo da coreana para combater... quem, mesmo?
Bem, levando em conta que os Hyundai Genesis e Equus não entraram em nosso mercado, a paulada é mesmo direcionada aos sedãs alemães premium -- com o requinte de o Quoris utilizar o sistema de tração traseira, a exemplo dos BMW tradicionais.
Kia Quoris (na foto, o K900 2015): resposta coreana ao que se entende normalmente por luxo
Na gama Kia, o Quoris (não confundir com a marca chinesa Qoros) é posicionado acima do Cadenza, atual carro de prestígio. Não é exatamente a mesma praia, mas pode-se imaginar que, a depender do preço, o Quoris pode abocanhar algumas vendas que seriam do Hyundai Azera. Os propulsores do Quoris no exterior (a fabricação é na Coreia do Sul) são os V6 3,3 e 3,8 litros, produzidos pela co-irmã Hyundai.
A importação do Quoris pela Kia brasileira acontece ao mesmo tempo que a marca teve homologada sua participação no novo regime automotivo Inovar-Auto, usando para isso as 6.000 unidades anuais do caminhãozinho Bongo feitas no Uruguai.
Foi então liberada a importação de 4.800 carros/ano sem os 30 pontos percentuais extras de IPI.
Trata-se de um volume pequeno, que mantém inviabilizados os lançamentos brasileiros de carros como os novos Cerato hatch e Koup, além da reformulada minivan Carens. A cota teria de ser maior para abrigá-los de forma vantajosa. No entanto, um carro de nicho como o Quoris acaba sendo competitivo nessas condições (o preço ainda não foi definido, mas é carro para mais de R$ 200 mil). O modelo já havia dado as caras em cenas da novela Amor à Vida, da Rede Globo.
Além de trabalhar com sua gama compacta e média atual, a Kia este ano ainda lança a segunda geração do Soul, em junho.
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