Topo

Volkswagen ultrapassa Toyota e abre 2014 na liderança global de vendas

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/03/2014 17h38

Divulgado nesta sexta-feira (21), relatório mais recente da consultoria automotiva Jato Dynamics aponta que a Volkswagen ultrapassou a Toyota e assumiu a liderança global em vendas em janeiro de 2014. O grupo alemão vendeu 526.299 unidades no mês em todo o planeta, contra 490.796 da rival japonesa.

A alta nas vendas da Volkswagen foi de 3,03% em relação ao mesmo mês de 2013, quando a própria Volks havia liderado o quadro. Nada disso impediu, porém, que ao final do último ano a liderança geral nas vendas ficasse com a Toyota.

A pesquisa de venda de carros da Jato é feita em 22 países contemplando os dados oficiais para veículos de passeio e comerciais leves -- a exceção é o mercado chinês, o maior do mundo, que computa apenas os emplacamentos de carros de passeio.

Confira os dados abaixo: 

  • Divulgação

A Toyota, na segunda colocação, cresceu 6,88% se comparada a janeiro de 2013. A Ford manteve a terceira colocação mundial e teve crescimento de 2,84%.

MAIORES MERCADOS
A China inicia o ano novamente na liderança global de vendas, com mais de 2 milhões de veículos comercializados, expressivo aumento de 7,6% se comparado ao mesmo período de 2013. Os EUA seguem como segundo mercado mundial, mesmo apresentando queda de 2,2% nas vendas. O Japão manteve a terceira colocação, com aumento de 29,1%.

Vale lembrar que os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

O Brasil manteve a quarta posição, com alta de 1% em comparação com janeiro do ano passado. A Índia, com queda de 9,6%, completa o Top 5.

  • Divulgação
  • Divulgação