Topo

Para fã-clube brasileiro, Corolla bom é o Corolla velho; assista

Eugênio Augusto Brito<br>André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/03/2014 15h10

Lançado há pouco mais de uma semana, o Toyota Corolla 2015 tem qualidades -- visual inovador para a tradição da marca, tamanho e consumo atestado pelo Inmetro -- e pontos fracos -- falta de equipamentos encontrados e rivais e, sobretudo, preço alto. Mas esta é a opinião de jornalistas especializados, como a da equipe de UOL Carros. Mas o que o dono do Corolla pensa?

Opinião de dono

Reprodução
"O exterior é bonito, mas o interior deixou a desejar", diz Fabiana Nurchis, dona de um XEi 2010-11.

Para descobrir, visitamos um dos encontros do Corolla Clube do Brasil, comunidade que existe há mais de dois anos e reúne fãs dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, além de outros países, como Paraguai e até Japão. São quase 2.300 membros na página oficial no Facebook, mas o número de participantes do fórum online passa de 5 mil.

As reuniões são feitas periodicamente no estacionamento de um hipermercado em São Paulo (SP) e, claro, conta com todas as gerações do carro, desde as importadas do começo dos anos 1990. O encontro do qual UOL Carros participou, porém, foi diferente: o local foi uma concessionária na Zona Norte da cidade, por conta do lançamento da nova geração do Corolla para clientes. Mas o clima de confraternização não mudou: donos e donas de Corolla e também do SUV SW4, mecânicos e até crianças conversavam animadamente e trocavam confidências como se fizessem parte da mesma família.

O clima era bom até com pessoas que, aparentemente, não deveriam estar ali Um exemplo? Com dono de Volkswagen Fox.

"Minha família tinha um Corolla, mas vendemos para comprar um apartamento", se explica Filipe Costa. "Mas estou juntando dinheiro para trocar o Fox por um outro Corolla", afirma, antes de provocar: "Gosto dele porque é um carro robusto, confiável e confortável, mas pode ver, só tem tiozão aqui, que é mesmo o perfil do dono do carro". Provocar pode, só não pode dizer que gosta de Civic...

De fato, a média de idade dos integrantes esbarra nos 40 anos, mas isso apenas deixa o nível da conversa interessante: fala-se de dicas para andar melhor com o carro, poupar dinheiro e fazer a escolha certa na hora de comprar... outro Corolla. Mas o que eles acham do novo Corolla? Foi o que perguntamos, mas parece que a reação não foi das melhores, como você pode ver no vídeo que abre a reportagem.

"O exterior é bonito, mas este interior deixou muito a desejar. Estamos na era da curva e tudo nele é muito reto", diz Fabiana Nurchis, bancária e integrante do clube desde 2012. "E tem a questão do preço. Pense bem: carro é um bem que deprecia. Você paga quase R$ 100 mil pelo Altis hoje sabendo que não vale, e que em um ano ele vai valer muito menos que o XEi. É bem complicado", completa.

Fabiana também resume o pensamento geral ao afirmar que prefere o modelo de gerações anteriores -- o dela é um XEi 2010-11: "É um sedã de porte, confiável e com conteúdo, por um preço interessante", diz.. "No meu caso, que tinha GM antes, queria tudo isso e mais borboleta atrás do volante. Dirigi o Corolla e me apaixonei".