Novo Qashqai se "aproxima" de coreanos para bombar Nissan
A Nissan convocou seu chefão, o brasileiro naturalizado francês Carlos Ghosn, diretor-executivo da aliança que inclui ainda a Renault, para apresentar o Qashqai 2014, segunda geração do crossover, em evento na cidade de Rolle (Suiça), na noite de quinta-feira (7).
Com traços mais agressivos e angulosos, o novo modelo se aproxima bastante do X-Trail, que é maior, e segue a atual identidade da marca -- faróis e detalhes formam um "V" em volta do logotipo na parte frontal. Mesmo assim, ainda há algumas semelhanças com a primeira geração. O principal aspecto, porém, é a forte aproximação com o estilo das fábricas coreanas Hyundai e Kia.
Explica-se: segundo Ghosn, o Qashqai é um dos responsáveis por deixar a Nissan na liderança no Reino Unido entre as fabricantes japonesas. E a missão da nova geração é colocar a marca à frente de todas asiáticas na Europa até 2016. Para isso, é preciso bater as coreanas e o prazo é curto. Na Europa, as vendas do Qashqai 2014 começam em fevereiro do ano que vem.
Ghosn promete um carro luxuoso e seguro: mais longo, largo e baixo, o Qashqai ganhou espaço interior e novas tecnologias -- sistemas anti-colisão, auxílio à atenção do motorista, câmeras e sensores. Há tela sensível ao toque, acesso à internet e bancos "gravidade zero", como os do sedã Altima, que chega agora ao Brasil. O porta-malas também ficou maior, chegando aos 430 litros.
Com novos motores, o Qashqai perdeu até 40 quilos (dependendo da versão escolhida). São quatro propulsores, um deles a gasolina: 1.2 de 115 cv (a diesel, temos 1.5 de 110 cv e 1.6 de 130 ou 150 cv, com tração integral). Além do câmbio manual, há ainda opção do CVT Xtronic.
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