Novo Honda Accord parte de R$ 119.900; leia impressões
Após enfrentar um período difícil em 2012, causado pelo aumento do IPI (medida anunciada pelo governo em maio do ano passado, que afetou diretamente automóveis importados que não eram fabricados no Mercosul), e ter de parar de importar o Accord de oitava geração (feito no Japão), a Honda mudou seus planos e decidiu relançar o sedã de luxo no país, agora em sua nona geração e importado dos Estados Unidos.
A chegada oficial do modelo às lojas acontece a partir de 15 de julho, mas a apresentação do carro à imprensa aconteceu na semana.
Bastante coisa mudou no modelo, apesar de ele parecer um simples facelift do Accord anterior. A começar pela proposta: a Honda quer manter clientes de classe A, mas planeja diminuir a média de idade do perfil do comprador (que antes era de mais de 50 anos) e conquistar também -- e por que não? -- o público feminino.
Contrariando a tendência atual de diminuir em tamanho, mas crescer em espaço interno, o novo Accord está menor em comprimento (agora são 4,89 metros, contra 4,98 m do anterior) e menor também em entre-eixos (2,78 m contra 2,80 m da antiga geração). A Honda, porém, garante que o espaço interno é o mesmo. A altura é de 1,48 metro e a largura, 1,85 m. O porta-malas tem capacidade para apenas 461 litros de bagagem, e o tanque de combustível recebe até 65 litros.
Esteticamente, o Accord mantém a frente invocada, com faróis agressivos, que foi um dos destaques da geração anterior. A lateral ganha vincos fortes, mas conservadores se comparados ao de rivais coreanos, como Hyundai Sonata ou Kia Optima. E a traseira... Bem, ela perdeu o aspecto imponente e "encaretou", ficando parecida com a do seu principal inimigo, o Toyota Camry.
Faróis de LED com canhões duplo denunciam que esta é a versão com motor de seis cilindros
MECÂNICA
Segundo a Honda, os motores são totalmente novos, mais modernos e eficientes (o nome da nova família de propulsores é Earth Dreams, ou algo como "sonhos da Terra"). Além disso, a empresa afirma que o chassi do Accord está mais rígido e reforçado, para aumentar a segurança, e que o ruído interno é até 4% menor se comparado ao da geração anterior, graças a materiais usados eficientemente para reduzir a vibração.
Importante ressaltar: a suspensão dianteira deixa de ter braços sobrepostos (que, tecnicamente, é um sistema mais moderno e seguro) para adotar uma do tipo McPherson (o mesmo utilizado por carros populares). A marca, entretanto, garante que o novo conjunto ajudou o Accord a reduzir o barulho da cabine e a melhorar a sensação de dirigir. A suspensão traseira continua sendo por multibraços.
São duas versões com o mesmo sobrenome e tipo de acabamento (EX), mas com motores e alguns equipamentos bem diferentes no catálogo. Veja:
Accord EX 2.4 -- R$ 119.900
A versão de entrada é equipada com motor quatro-cilindros 2.4 de 175 cv e 22,9 kgfm de torque (gasolina) e câmbio automático de cinco marchas. A lista de equipamentos é extensa, como a de qualquer sedã de luxo: freios a disco nas quatro rodas com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição da força de frenagem); seis airbags; controle de estabilidade; controlador automático de velocidade; assistente para partidas em aclives; bancos de couro; vidros e travas elétricas de todas as portas comandados pela chave; câmera de ré com três visões; faróis de neblina; faróis com LEDs diurnos e lanternas de LED; retrovisores elétricos; sensor de estacionamento; ar-condicionado digital de duas zonas; coluna de direção ajustável em altura e profundidade; duas telas digitais no painel com sistema multimídia (computador de bordo), rádio CD-Player (com seis alto-falantes) e entradas para USB e iPod/iPhone; função Eco Assist (inaugurado pelo Civic, trata-se de um indicador iluminado de controle de consumo de combustível no cluster); volante multifuncional; e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Accord EX V6 3.5 -- R$ 147.900
O pacote mais caro oferece motor V6 de 3,5 litros, 280 cv e 34,6 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas, sendo a última um overdrive para economia de combustível. O Accord V6 traz a mesma lista de equipamentos da versão mais barata, mas adiciona faróis com canhões duplos de LED, botão de partida, seta indicadora de mudança de direção nos retrovisores, assistência de visibilidade lateral de pontos cegos (com câmera integrada ao retrovisor direito), sensor de aproximação (para travamento e destravamento das portas), chave canivete, retrovisor interno eletrocrômico, luz de interior e saída de ar traseiras, um subwoofer adicional para o sistema de som, teto solar elétrico e rodas de 17 polegadas.
Painel tem console em dois estágios, com duas telas de LCD; apenas a inferior é touch-screen
Traseira perdeu o aspecto invocado da anterior e ficou parecida com a do Toyota Camry
A Honda repetiu que a proposta do novo Accord é ser mais esportivo e jovem que o anterior. Tudo ia bem, até que notamos que o câmbio não possui opções de trocas manuais, na alavanca ou por meio de borboletas atrás do volante. Trata-se de item fundamental para dar mais graça à condução.
Viagem a convite da Honda
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.