Topo

JAC confirma sedã J4 e SUV S5, mais estilosos, para o Brasil

JAC A30, que no Brasil será J4: influência no visual agora vem de Hyundai, Kia, Nissan... - Newspress
JAC A30, que no Brasil será J4: influência no visual agora vem de Hyundai, Kia, Nissan... Imagem: Newspress

André Deliberato

Do UOL, em Xangai (China)

23/04/2013 16h51Atualizada em 23/04/2013 18h26

A JAC confirmou em Xangai a chegada ao Brasil dos modelos J4 e S5, além das renovações visuais dos já conhecidos J3 (e J3 Turin) e J6.

O J4 é um sedã compacto, mas com dimensões um pouco maiores que as do J3 Turin vendido no Brasil. Na China e nas fotos que acompanham esse texto, ele aparece como A30, seu nome local. A produção começa no segundo semestre deste ano, e a importação ao Brasil, no final de 2014. O motor do carro que será oferecido aos brasileiros ainda não foi definido, mas será bicombustível.

  • Divulgação

    S5, agora de produção: mais um SUV urbano

Já o S5 é um jipe urbano feito para encarar modelos como Hyundai ix35 e Chevrolet Captiva. O desenho do carro, que foi apresentado como conceito no Salão de Pequim de 2012, é muito bem resolvido, adotando um estilo definido pela JAC como "orgânico", bastante semelhante ao que faz a Hyundai com sua "escultura fluida" baseada em formas naturais. Kia e Nissan são outras referências. De modo geral, essa nova geração de modelos JAC vem mais bonita e expressiva.

O motor do S5, 2.0, a gasolina, usa turbo para render 177 cavalos, e trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas. Há também uma versão do S5 com motor menor, de 1,5 litro, que também usa turbo e gera pouco menos potência, 163 cv. Assim como o J4, o jipinho chega ao Brasil até o final do ano que vem.

Antes disso, em meados deste ano, a JAC lança no país J3, J3 Turin e J6 reestilizados. Ainda se trata de carros importados, pois a fábrica na Bahia ainda não está pronta.

O destino do J3, porém, parece estar selado, pelo menos quanto ao sedã. O A20, mostrado em Xangai como conceito, deve ser produzido a partir de 2015 e substituir o J3 Turin. Assim, a reestilização deste apresentada no salão pode ser a última antes da aposentadoria. Vale lembrar que a fábrica baiana da JAC produzirá um carro novo, que aposenta o J3 em nosso mercado -- mas não necessariamente se trata de um A20 sedã e hatch.

Patentes parecidas com o protótipo mostrado na China foram registradas pela JAC brasileira, mas a empresa adota discurso cauteloso e afirma que "há elementos que podem ser parecidos, mas que o carro que será feito no Brasil será diferente e exclusivo". De qualquer modo, o A20 sinaliza um carro pouco maior que o J3 Turin, com 4,27 metros de comprimento e entre-eixos de 2,49 m.

Baseado na mesma plataforma, o S30 é um conceito de SUV de porte compacto, ainda sem previsão de início de produção. Equipado com motor 1.5 igual ao do sedã J5 vendido no Brasil, que desenvolve 127 cv de potência, traz como novidade mecânica a transmissão automática CVT (continuamente variável, sem marchas definidas).

O J5 com motor 1.8 e transmissão automática e o J3 Cross, também exibidos no Auto Shanghai 2013, não têm previsão de comercialização no mercado brasileiro.

  • Divulgação

    A20, sedã-conceito, dá pistas sobre substituto do J3, mas carro brasileiro será "exclusivo"

UOL Carros visita o Salão de Xangai a convite da Chery