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Flagra revela como é por dentro o novo Ford Focus

Ford Focus de 3ª geração, fortemente camuflado, é fotografado em garagem de Sorocaba (SP) - Pedro Mineiro/UOL
Ford Focus de 3ª geração, fortemente camuflado, é fotografado em garagem de Sorocaba (SP) Imagem: Pedro Mineiro/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/04/2013 17h29

Depois de um frenesi de flagrantes do New Fiesta nacional, que agora está oficializado e tem lançamento à imprensa marcado para os dias 20 e 21, chegou a hora de voltar o foco ao Focus -- com o perdão do trocadilho. A renovação da gama média é o próximo passo da Ford rumo à globalização de seus carros, e provavelmente não por coincidência voltam a aparecer unidades camufladas do modelo em ruas brasileiras.

O leitor Pedro Mineiro conseguiu imagens de um Focus 3 hatch em Sorocaba, interior de São Paulo; uma delas mostra o interior da unidade e revela um hatch médio sóbrio em acabamento e escolha de materais, sem luxos, mas que segue à risca o design da nova geração (que, por sinal, já está ficando "velha" em mercados como Estados Unidos e Europa).

O que se vê na foto enviada por Mineiro parece muito com a cabine da versão SE do Focus americano. Note que o câmbio é o Powershift de seis velocidades e embreagem dupla, já utilizado no EcoSport e no próprio New Fiesta. Ou seja, o novo Focus terá opção de moderna transmissão automatizada não apenas na versão topo de gama, que deverá se chamar Titanium, mas também em pelo menos uma das configurações mais em conta -- estas devem abandonar o nome GLX e adotar o padrão S e SE. 

INTERIORES

  • Pedro Mineiro/UOL

    Acima, o Focus 3 flagrado pelo leitor em Sorocaba (SP): praticamente tudo a bordo corresponde à versão SE do carro americano, com instrumentos e peças em forma de asa; abaixo, aspecto da cabine do Focus Titanium, topo da gama à venda hoje no Brasil e bem mais tradicional

  • Divulgação

As rodas de aço da unidade sugerem uma versão "pé-de-boi" do novo Focus (seria, portanto, a S), mas é pouco provável que a Ford arrisque  imagem de sofisticação do seu hatch mais respeitado oferecendo uma opção com calotas -- no carro vendido hoje, a versão GLX 1.6 já vem com rodas de liga e parte de R$ 53 mil. Trata-se, portanto, de alguma peculiaridade da unidade de teste.

O painel frontal parece ser emborrachado (pode ser ilusão e se tratar, mesmo, de plástico rijo). O que é certo é haver partes em plástico imitando aço escovado, pintadas em tom prata -- também presentes no Focus SE americano. O sistema de ar-condicionado é analógico e de zona única de resfriamento (apenas o Focus Titanium deverá trazer de série o ar digital com duas zonas).

Na parte central, no alto, está a tela do sistema SYNC em sua variação mais básica, que obedece a comandos de voz diversos, mas não oferece navegação por GPS. O volante é revestido em couro, e possui comandos multifuncionais. Os bancos são de tecido.

Nada disso responde, porém à pergunta crucial: quando o Focus 3 chegará ao Brasil? Bem, no primeiro semestre é que não vai ser, devido ao investimento que a Ford está fazendo no New Fiesta (que terá versões com preço e conteúdo para embaralhar a cabeça do potencial comprador de Focus). A geração atual segue boa de vendas e recentemente contou com a "ajuda" da Hyundai: ao cravar o preço do novo i30 com motor 1.6 em absurdos R$ 75 mil iniciais, a coreana alijou boa parte dos potenciais compradores do seu hatch médio.

Como o Volkswagen Golf segue velho e o Fiat Bravo não decolou, por ora a briga do Focus 2 é com Chevrolet Cruze e Peugeot 308. Tem de ver isso aí: para que mexer em time que joga quase sozinho?

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