Versa misterioso indica que câmbio automático está próximo
O que faz um Nissan Versa rodando semicamuflado pela rodovia Dom Pedro I, no interior de São Paulo, ostentando placas verdes? Por que esse carro -- que por fora nada tem de diferente em relação ao que está nas lojas hoje -- circula com um homem oriental ao volante, numa região em que há diversos fornecedores automotivos?
O que a Nissan reserva para um de seus carros mais importantes?
É claro que a fabricante não revela -- mas UOL Carros conseguiu apurar algumas informações que esboçam um futuro estratégico do sedã na gama da marca.
A unidade fotografada pelo leitor Tasso Gomes pode estar testando um câmbio automático, inédito no Versa vendido por aqui, mas já disponível no modelo vendido em seu país de fabricação, o México, e no destinado a um dos mercados cruciais da Nissan, os Estados Unidos.
O Versa automático mexicano oferece sistema de quatro marchas, que nos EUA equipa (como opcional) apenas a configuração de entrada do modelo -- as demais usam câmbio CVT (continuamente variável). Como a fabricação é sempre no México (que fornece para os EUA), qualquer um dos câmbios pode ser trazido ao Brasil, mas a tendência é que seja o CVT, porque a versão A/T em nosso mercado provavelmente ficaria no topo da gama (correspondente ao topo dos EUA).
Caso isso se confirme, a Nissan daria um tapa definitivo na sua linha de sedãs no Brasil, começando com o Versa em gama completa, prosseguindo com a nova geração do Sentra (que finalmente virou um carro bonito) e culminando com o médio-grande Altima. O Tiida sedã nem conta muito nesse jogo.
Vale lembrar que a General Motors saiu na frente ao oferecer um bom câmbio automático de seis marchas no Cobalt, rival direto do Versa. Outros sedãs que competem na mesma faixa de preços, como Fiat Siena/Grand Siena e Volkswagen Polo, também têm suas opções sem pedal da embreagem.
Se você fotografar ou filmar um carro diferente e/ou camuflado, envie as imagens para UOL Carros, com seu nome completo, RG ou CPF, telefone, cidade de residência e local do flagrante. A critério da Redação, elas podem ser publicadas, sempre com o devido crédito ao autor. Não há remuneração.
Para enviar, use o e-mail uolcarros@uol.com.br
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