Topo

Renault tem violenta queda nas vendas na França

Renault Clio de 4ª geração: carro é a grande esperança da marca para melhorar suas vendas - Murilo Góes/UOL
Renault Clio de 4ª geração: carro é a grande esperança da marca para melhorar suas vendas Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/11/2012 13h45

A Renault divulgou nesta sexta-feira (2) números negativos de sua performance na França, seu país-sede, em outubro. De acordo com um comunicado à imprensa, as vendas de veículos de passeios e comerciais leves caíram 25,5% em relação ao mesmo mês de 2011. O mercado como um todo recuou 8%.

Os emplacamentos chegaram a 47.045 unidades, mas este número inclui modelos da Dacia, subsidiária romena do grupo francês que vendeu 6.788 unidades em outubro. A participação de mercado do grupo na França é de 23,8% -- ela é líder em carros de passeio com 18,1% e em utilitários, com 31%.

Considerando isoladamente os veículos de passeio, a perda foi de 27,2% no ano, ante um recuo geral do mercado de 7,8%.

A Renault lançou no Salão de Paris, em setembro, a 4ª geração do Clio, mas de acordo com a nota da empresa as vendas do modelo ainda não aparecem no balanço: este se refere aos emplacamentos, e não ao faturamento às lojas. Segundo a Renault, o carro já é um sucesso. Por outro lado, o Clio 3, renomeado como Clio Collection, teve perda nas vendas (o número não foi divulgado).

Ainda segundo o comunicado do grupo francês, as vendas da Dacia no país devem experimentar uma forte ascensão quando chegar às concessionárias o novo Sandero, também mostrado no Salão de Paris. A fabricante acaba de anunciar o novo Symbol, lançado inicialmente na Turquia.