Sandero e Logan de 2ª geração custam menos de 8.000 euros
A fabricante Dacia, da Romênia, que pertence ao grupo Renault, mostrou nesta quinta-feira (27), no Salão de Paris, a nova geração dos modelos Logan e Sandero. Vendidos no Brasil sob a marca francesa, os dois carros custam menos de 8.000 euros na Europa, em suas versões de entrada.
Mais exatamente, 7.700 euros o Logan (sedã) e 7.900 euros o Sandero (hatchback). Já a versão "esportivada" Stepway, exclusiva do hatch, vale 10.590 euros. Os valores equivalem a R$ 20.170, R$ 20.700 e R$ 27.745, respectivamente. No Brasil, o Logan 1.0 parte de R$ 26.450, e o Sandero 1.0, de R$ 27.030. No caso do Stepway, que usa apenas o propulsor 1.6, a diferença é maior: ele começa em R$ 40.990.
O novo visual dos modelos Dacia é ao mesmo tempo mais robusto e elegante que o atual (convenhamos, seria difícil piorar); o três-volumes, que em 2007 lançou a tendência do "upsizing" (modelos com preço de compacto e espaço de médio), ganhou intrigantes vincos laterais sobre as caixas de roda que são idênticos aos do Chevrolet Cobalt, rival fortíssimo do carro no Brasil. Já o Sandero ficou mais parecido com o primo Duster.
Uma nova gama de motores (um deles a diesel) e itens considerados luxuosos, como tela touchscreen de 18 cm e sensor de ré, fazem parte do pacote anunciado pelo chefão da Dacia, Carlos Tavares, para a nova geração dos modelos romenos. Durante a apresentação, o executivo fez questão de frisar o crescimento vertiginoso dessa marca "baixo custo", mesmo em tempos de crise na Europa: entre 2005 e hoje o volume de vendas foi multiplicado por oito. Um terço das vendas mundiais da matriz Renault é de carros com DNA romeno.
No Brasil, Logan e Sandero passaram por reestilizações recentes, o que afasta as chances de a nova geração aportar no país antes de 2014, segundo UOL Carros apurou junto à Renault. Uma exceção poderia ser aberta caso as vendas do Logan, bombardeado por todos os lados (Cobalt, Nissan Versa, futuros sedãs de Volkswagen e Peugeot etc.), passem a cair. Nesse caso o sedã ganharia cara nova antes do previsto.
Salão de Paris 2012
$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','57636', '')Viagem a convite da Anfavea
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.