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Chevrolet confirma o nome Onix para seu novo compacto

É oficial: o lançamento do novo Chevrolet Onix será durante o Salão do Automóvel de São Paulo - Divulgação
É oficial: o lançamento do novo Chevrolet Onix será durante o Salão do Automóvel de São Paulo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/09/2012 12h55Atualizada em 11/09/2012 20h08

O mercado automotivo brasileiro está tão aquecido que coloca as fabricantes em guerra total, ou seja, até mesmo produtos que não competem pelo mesmo cliente são convocados para batalhar (ou no mínimo ofuscar) o rival. Assim, no mesmo instante em que a Ford anunciava à imprensa especializada a distribuição do novo EcoSport na Europa (para a marca do oval, "um passo importante para um produto tupiniquim"), a Chevrolet tratou de cravar que seu novo modelo compacto vai realmente se chamar Onix, como UOL Carros havia adiantado, mas sem acento circunflexo na letra O. 

O anúncio oficial, divulgado no final da manhã desta quinta-feira (6), afirma que o Chevrolet Onix será mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, que acontece entre outubro e novembro. Como já é sabido, teremos primeiro a carroceria hatchback, que deve chegar ao mercado de fato mais para o final do ano e terá uma dura missão -- enfrentar além do líder Volkswagen Gol, Fiat Uno e Palio, Nissan March, Renault Sandero, mas também os novos Toyota Etios hatch e Hyundai HB20 (estes dois últimos serão lançados no país neste mês de setembro, ainda que tardem um pouco a chegar às lojas).

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    Teasers da GM revelam que o novo Chevrolet Onix terá, como opcionais, painel com tela LCD touch screen e câmbio automático de seis marchas -- o mesmo utilizado por Cruze e Sonic

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Depois, no começo de 2013, será a vez da chegada do Onix sedã -- a carroceria maior está em testes junto com o hatch, pode até ser apresentado este ano, mas ainda precisa de um tempo de maturação.

O novo modelo será fabricado na unidade de Gravataí (RS) e apesar de chegar primeiro como um dois-volumes deve aposentar, de cara, o Prisma, mantendo o Celta vivo ainda por um tempo. Passando a linha de automóveis da GM do Brasil a limpo, teremos após a estreia do novo modelo:

- Hatches: Celta, Onix, Agile, Sonic e Cruze.
- Sedãs: Classic, Onix, Sonic, Cobalt, Cruze, Malibu e Omega. 

O fato é que o Prisma não vende bem há algum tempo e isso contou para sua jubilação -- o  Celta é o modelo mais vendido da marca no país (o quinto no ranking geral da Fenabrave), e seguirá posicionado abaixo do Onix, enquanto o veteraníssimo Classic (11º em vendas gerais) restará na linha por estar puxando os emplacamentos da marca no segmento de sedãs de entrada.

  • Divulgação e Divulgação

    À esquerda, lanterna do VW Gol G5 na edição Seleção. No recorte, é possível ver como Chevrolet Onix (à direita) chega muito perto do modelo antigo daquele que será seu principal rival

MOSTRANDO OS DENTES
A GM trata de mostrar, também, que vai entrar preparada na disputa: a marca americana renovou todo o portfólio da Chevrolet desde o final de 2011, mas muitos dos produtos deixaram no ar a sensação de que faltava algo. A plataforma Gamma 2 -- utilizada em Cobalt, Sonic, Spin e que também é a base do Onix -- garante bom espaço interno e confirma a presença de itens de segurança, como airbags e freios com ABS desde as mais simples configurações. Mas não havia o "plus" (a Volks garante pacotes que podem deixar o Gol tão equipado quanto seus modelos de ponta, ainda que isso custe caro; a Fiat tem customização extrema e até versão Sporting de seu Uno; a Hyundai promete visual arrebatador e bons equipamentos para o HB20, enquanto a Toyota assegura confiabilidade).

DE OLHO NELE

  • Letícia Lovo/UOL

    Embora o líder Gol seja alvo comum de todo hatch compacto, deve haver briga ferrenha também com o Hyundai HB20, cujo estilo arrojado foi mostrado sem disfarces por UOL Carros

A "falta" também será corrigida pelo Onix, que segundo a fabricante contará com opção de câmbio automático de seis marchas (o mesmo utilizado por Sonic, Cobalt e Cruze), além do manual (de cinco marchas), e sistema multimídia com tela de LCD touch screen no painel central. Este último item pode até ser considerado perfurmaria, mas a caixa automática é um item importante para um veículo que enfrentará o cada vez mais abarrotado tráfego urbano e será um diferencial importante do modelo da Chevrolet, uma vez que não é encontrada, neste momento, em nenhum dos rivais, que quando muito contam com caixas automatizadas -- ainda não lançados, Toyota Etios e Hyundai HB20 prometem também ter câmbios automáticos, mas dotados de menos marchas (o modelo da Hyundai deve usar a atual caixa do Picanto, de quatro marchas).

Ainda de acordo com a fabricante, o sistema multimídia (chamado de MyLink) "permitirá ao usuário ouvir músicas e importar fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth".

Resta saber qual será a escolha da GM para a motorização do Chevrolet Onix. Certamente teremos o uso do 1.4 Econoflex (102 cavalos com etanol), ao passo em que outra escolha óbvia é a manutenção do bloco 1.0 para a versão de entrada, ainda que modificada para gerar mais que os 78 cv atuais (com etanol). Seria uma boa surpresa, ainda que improvável, a inclusão do motor 1.6 (atualmente utilizado no Sonic gerando 120 cavalos com etanol) no pacote.

O teaser da traseira do Onix, porém, traz também um senão a reboque: ao lado do nome do compacto há a inscrição LTZ, indicativo da versão mais cara da atual gama da Chevrolet. Com isso, é muito provável vermos as versões LS (de entrada) e LT (intermediária), sem qualquer fuga do script da marca. O problema está no fato de que, à primeira vista, mesmo a configuração mais cara manterá o chato sistema de abertura externa do porta-malas apenas com a chave inserida diretamente no tambor, sem qualquer facilitador (maçaneta, botão etc.).

É A CARA (OU A TRASEIRA) DO GOL
Uma das três imagens divulgadas pela GM junto com seu anúncio do nome do modelo também confirma outra informação dada anteriormente por UOL Carros: o Onix lembra muito o rival Gol. Demais mesmo, sobretudo sua traseira.

É impossível olhar para o recorte de um dos cantos do porta-malas e da lanterna traseira do modelo sem pensar estar mirando a traseira do antigo Gol G5 (antes da reestilização feita em julho).

Como dissemos, o Onix dois-volumes vai tentar atrair o comprador do Gol pela semelhança de alguns elementos.