Kombi celebra 55 anos de produção no Brasil neste domingo; relembre a história
Apesar de não poder contar com freios ABS e airbag, além de não ter conforto, a VW Kombi é um ícone que já fez e foi de tudo, de carreto a protagonista de cinema. E neste domingo (2), a segunda maior estrela da Volks (só atrás do Fusca) completa 55 anos de produção nacional.
Feita na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) desde 1957 (foi o primeiro modelo da marca fabricado no país), a Kombi também ostenta a marca de carro com o maior tempo de produção na história da indústria automotiva mundial.
Desde o lançamento da versão nacional (a van foi importada para o Brasil durante 6 anos), a Kombi teve 1.530.013 unidades produzidas, 1.422.876 vendidas (dados de julho de 2012) e sempre foi a líder do seu segmento -- só neste ano foram 14.905 carros vendidos.
Atualmente o motor utilizado pela Kombi é um 1.4, flex, refrigerado a água, que rende 80 cv e 12,7 kgfm de torque com etanol e 78 cv e 12,5 kgfm com gasolina. Equipada com câmbio manual de quatro marchas e rodas de 14 polegadas (185/80 R14), sua velocidade máxima é de 130 km/h. A carga útil é de exatos 1.000 kg.
A Kombi não vai acabar
Bulli, o carro da foto acima, será o futuro da Kombi. A informação foi confirmada com exclusividade por UOL Carros com o próprio criador do conceito, o italiano Walter de Silva, chefe de design do Grupo VW e também responsável pelo visual de Audi, Bugatti, Lamborghini, Seat e Bentley.
"Nosso comprador precisa de produtos simpáticos, pois ele não pensa apenas no lado funcional do carro. O novo Beetle Cabriolet chega no final de 2012 e o Bulli também está vindo", disse.
O Bulli surgiu pela primeira vez em março de 2011, como conceito, durante o Salão de Genebra, e depois apareceu outra vez em setembro, no Salão de Frankfurt. A Volkswagen do Brasil (único país do mundo que ainda fabrica a Kombi atual) não repassa qualquer informação adicional sobre a nova Kombi de modo oficial, mas por mais de uma vez funcionários da marca deixaram escapar que ela deve contar com novidades em breve.Para mais informações, clique aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.