Kia Sorento com cara de sedã estreia em Paris e chega no começo de 2013
A sul-coreana Kia Motors revelou nesta quinta-feira (16) imagens e detalhes técnicos reais do novo Sorento, SUV que será apresentado oficialmente durante o Salão do Automóvel de Paris, em setembro, e que deve chegar ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2013 -- o modelo deveria ter sido mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo, mas abriu espaço para o primo-irmão Hyundai Santa Fe. Há dois meses, haviam sido divulgadas imagens criadas por computador, para exposição de formas.
Todas as informações divulgadas agora são referentes ao novo modelo a ser fabricado na Coreia do Sul sobre a mesma plataforma do Hyundai Santa Fe, renovado no começo deste ano. O Sorento também é fabricado nos Estados Unidos, em configuração feita para agradar o gosto do norte-americano, mas os detalhes deste modelo (que não interessam muito ao brasileiro) serão divulgados posteriormente. Segundo informação prévia de uma fonte ligada à marca, as vendas mundiais do novo modelo começam em setembro, junto com a apresentação do carro em Paris. No Brasil, o lançamento oficial fica para 2013 -- a primeira data de chegada às lojas estava situada dentro "do primeiro trimestre de 2013". Mas assim como os preços ainda não estão definidos, o desembarque pode ser prejudicado pela falta de possibilidade da marca em contornar a atual política de IPI para importados.
Kia Sorento e Hyundai Santa Fe seguem dividindo mecânica, como a motorização revista para fornecer mais performance com menor gasto de combustível e emissão de poluentes.
COMO ELE É
Acima, o Sorento vendido atualmente por aqui
O novo Sorento, que deve ser lançado como modelo 2014, adota elementos visuais já conhecidos do universo concebido pelo projetista alemão Peter Schreyer e equipe para a marca coreana. Do sedã Kia Optima são herdados a ampla grade (com a tradicional referência ao focinho de tigre) e os faróis afilados com linha de LEDs e canhões de xênon. Curiosamente, a ligação com o atual modelo vendido no Brasil se dá por elementos mantidos no para-choque frontal, como as tomadas de ar paralelas e os nichos das luzes de neblina (embora as lâmpadas agora estejam verticalizadas). A sensação de que nada mudou também domina a mente quando se observa a lateral do modelo.
Assim, o grosso da mudança na aparência do SUV fica para a traseira, que adota uma linguagem mais típica de sedã, com lanternas horizontalizadas, dotadas de LEDs e que correm da borda dos para-lamas para o centro da tampa do porta-malas. Este padrão, aliás, faz com o que modelo pareça demais com as criações da Audi -- impossível deixar de pensar em modelos como o cupê A5 ou os SUVs Q5 e Q7. Rodas grandes, de até 19 polegadas, e teto solar panorâmico com duas lâminas, que deixam todos os sete ocupantes com visão do céu, também são itens inspirados nos alemães.
Apesar da lateral praticamente intocada, traseira está mais leve com lanternas horizontalizadas
TREM-DE-FORÇA
O capô tem pontos mais elevados, para atender às normas europeias de segurança sem prejudicar ainda mais a aerodinâmica de um modelo grandalhão. Por debaixo, motores revistos prometem entregar de 176 a 280 cavalos (blocos a gasolina) ou de 150 a 197 cavalos (propulsores a diesel, proibidos no Brasil). O bloco 2.4 Theta II a gasolina teve pistões, cabeças de cilindros, sistema de injeção direta e de admissão de ar revistos para gerar 9% mais de potência (192 cv), 6% mais de torque (24,67 kgfm) com maior eficiência. Há ainda o 3.5 V6 Lambda de 280 cavalos e o 2.4 Theta II com injeção multiponto de 176 cv -- este último é uma variação do bloco utilizado atualmente no modelo vendido por aqui.
Em todos os casos, o comando fica por conta do câmbio de seis marchas (manual ou automático), com opção de tração dianteira ou integral (4WD).
Interior ganhou equipamentos, mas segue conservador demais, característica dos coreanos
O interior da cabine também mudou, embora o padrão coreano ainda deixa o ambiente contido demais (na comparação com modelos europeus). O painel de instrumentos segue tendo três "copos", com o central sendo projetado sobre tela de LCD. No console central, nova tela de LCD de oito polegadas para entretenimento, revestimento de couro para a alavanca de câmbio e (finalmente) sistema Bluetooth de telefonia.
Aquecimento (para a primeira e segunda filas) e ventilação (apenas para a primeira, mantendo saídas de ar para as filas traseiras) de assentos e vidros com proteção contra raios ultra-violeta fazem parte da lista de mimos das versões mais caras, enquanto a segurança fica a cargo de até seis aribags, discos de freios maiores (320 mm), ABS com EBD, controle de estabilidade, assistentes de partida em terrenos inclinados e de estacionamento (manobra automática e câmera de ré), além de sensores de ponto cego e de mudança de faixa.
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