Lucro da Volkswagen no segundo trimestre do ano cai 34% ante 2011
A Volkswagen sofreu uma desaceleração no crescimento do lucro no segundo trimestre deste ano, graças aos custos de uma inspeção tecnológica e o aprofundamento da crise europeia que pressionaram o desempenho da montadora alemã.
O lucro aumentou 3,4%, para 3,28 bilhões de euros (US$ 4 bilhões, ou R$ 8,1 bilhões), crescimento inferior aos 10% do período anterior. Ainda assim, acima da previsão de analistas, de 3,2 bilhões de euros (R$ 7,96 bilhões). A queda de 6,6 pontos percentuais significa um rendimento 34% menor que o de 2011
A VW viu as encomendas do grupo no primeiro semestre aumentarem em 8,9%, para 4,45 milhões de unidades -- bom número para a fabricante, que tem como meta aumentar as vendas para 10 milhões de veículos até 2018 para superar Toyota e General Motors e se tornar a maior montadora do mundo.
"Nossa forte posição nos mercados internacionais nos permitirá crescer acima do mercado como um todo, apesar do ambiente desafiador", afirmou o presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, em comunicado oficial da marca.
Favorecida pela expansão das operações na China, nos Estados Unidos e no leste europeu, a receita do grupo VW no segundo trimestre saltou 19,2%, para 48,05 bilhões de euros (R$ 119,6 bilhões). A empresa reafirmou que as encomendas e a receita irão crescer ainda mais este ano, reiterando o objetivo de alcançar o lucro operacional recorde do ano passado, de 11,3 bilhões de euros (R$ 28,1 bilhões).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.