Topo

Jaguar Land Rover negocia fábrica no Brasil para produzir o Freelander, diz jornal inglês

Tata, empresa indiana dona do grupo Jaguar Land Rover, quer fabricar o Freelander no Brasil - Denis Balibouse/Reuters
Tata, empresa indiana dona do grupo Jaguar Land Rover, quer fabricar o Freelander no Brasil Imagem: Denis Balibouse/Reuters

Da Reuters, em Londres (Inglaterra)

16/07/2012 10h19

A Tata Motors está negociando com autoridades do Brasil para ter uma fábrica no país e montar o Freelander, jipe de luxo da Jaguar Land Rover. A informação é do jornal inglês Financial Times desta segunda-feira (16)  .

Assim que garantir ao governo que poderá produzir um número suficiente de veículos, a marca irá buscar investimentos e estrutura para a construção da fábrica. Ainda de acordo com a publicação, a ideia de se montar a sede no Brasil tem justificativa, já que o País está a caminho de se tornar o terceiro maior mercado automotivo do mundo.

"Pensamos em ter uma fábrica ou uma linha de montagem, mas é preciso uma massa crítica de volume. Além disso, estamos em negociações com o governo sobre como esse passo pode ser dado por uma companhia não tão grande como a nossa", afirmou o presidente-executivo da Jaguar Land Rover, Ralf Speth, ao Financial Times.

A marca britânica de luxo, que a indiana Tata comprou por 2,3 bilhões de dólares em 2008, produz a maioria de seus carros em três fábricas na Inglaterra. A expansão da Jaguar Land Rover fora da Inglaterra ajudou a Tata diante de um mercado automotivo doméstico que cresceu apenas 2,2% no último ano financeiro.