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Chrysler tenta provar que Jeep Grand Cherokee não capota fácil

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/07/2012 12h06Atualizada em 11/07/2012 19h18

Um "teste do alce" com o Jeep Grand Cherokee Overland conduzido pela revista sueca Teknikens Värld, especializada em veículos, quase terminou em acidente, com o utilitário apoiando-se em apenas duas rodas ao final da clássica manobra evasiva, realizada a cerca de 64 km/h. Depois da divulgação das imagens (agora há um vídeo), a Chrysler, proprietária da Jeep, corre atrás do prejuízo.

De acordo com o Autoblog, um site mantido por fãs da Chrysler (o Allpar) divulgou que o Grand Cherokee usado no teste da revista sueca estava sobrecarregado. Esse argumento foi reproduzido depois por um comunicado da própria Chrysler -- de acordo com a empresa, o mesmo modelo, com carga normal, passou várias vezes pela prova de mudança brusca de faixa sem apresentar qualquer problema.

O mesmo site de fãs afirma que a sobrecarga do carro durante o teste malsucedido seria de cerca de 50 kg, e que ela foi confirmada pelo piloto.

No entanto, o vídeo divulgado pela Teknikens Värld mostra apenas a quase-capotagem do jipão. O apresentador, falando em inglês, é severo com o Grand Cherokee, e faz questão de dizer que os controles eletrônicos de segurança não funcionaram. "Jeep, pare de vender esse carro nessa configuração", diz ele.

Nos Estados Unidos, a National Highway Traffic Safety Administration, orgão que avalia a segurança de veículos, atribui quatro estrelas (de cinco possíveis) ao Jeep Grand Cherokee 4x4 especificamente quanto à proteção a capotamentos, e apenas três ao carro com tração simples.

A versão Overland do Grand Cherokee não é vendida no Brasil. No site nacional da Jeep são oferecidas duas configurações do jipão: a de entrada, Laredo (R$ 179.900), e a intermediária, a Limited (R$ 209.900). A Overland é a topo de gama nos EUA, excetuando a esportiva SRT8.

NOTA OFICIAL
A Chrysler do Brasil entrou em contato com UOL Carros às 18:45h desta quarta-feira (11) para dar uma resposta oficial em relação ao teste da revista sueca. Confira abaixo o comunicado da montadora, na íntegra:

"Grand Cherokee sobrecarregado invalida teste do alce de revista sueca

Auburn Hills (EUA), julho de 2012

Engenheiros do Grupo Chrysler estão investigando uma avaliação do Jeep Grand Cherokee 2012 feita por uma revista sueca.

Durante a avaliação, a publicação conseguiu capturar imagens de um Grand Cherokee em duas rodas ao realizar uma manobra extrema em condição de sobrecarga.

Alertada do acontecimento pela revista, os engenheiros do Grupo Chrysler fizeram numerosas tentativas para reproduzir o levantamento das rodas em um veículo devidamente carregado. Não houve nenhum resultado semelhante apesar de testes extensivos.

Uma segunda avaliação foi conduzida pela revista no último dia 8 de julho na Suécia e testemunhada por engenheiros do Grupo Chrysler. Três veículos realizaram 11 tentativas em um percurso preparado pela revista. Nenhum reproduziu o acontecimento original.

O resultado incomum foi obtido usando um veículo carregado além de suas especificações de peso. As limitações do Grand Cherokee são informadas claramente no próprio veículo e no manual do proprietário.

Além disso, a manobra extrema realizada pela revista não é certificada por nenhuma agência regulatória, nem é usada para estabelecer nenhuma nota sancionada de segurança.

O Grupo Chrysler considera seriamente quaisquer preocupações sobre segurança e engenheiros estão examinando o evento para melhor compreendê-lo.

Uma "Escolha Top de Segurança" do Instituto das Seguradoras por Segurança nas Rodovias, dos Estados Unidos, o Grand Cherokee 2012 é um SUV multipremiado que tem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e Sistema Antirrolagem da Carroceria (ERM) entre os muitos equipamentos de série.

Ele cumpre ou excede todos os requisitos de segurança do governo dos EUA e seu desempenho excepcional fez dele o SUV mais premiado da história. No Brasil, o Jeep Grand Cherokee é o utilitário-esportivo grande de luxo mais vendido deste ano."