Topo

Bentley coloca o controverso EXP 9 F para rodar e indica produção mais próxima

Bentley EXP 9 F no Salão de Genebra: bonito demais, só que ao contrário  - AFP
Bentley EXP 9 F no Salão de Genebra: bonito demais, só que ao contrário Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/07/2012 15h36

Uma fabricante de carros novata, de "fundo de quintal", ou então de um país sem tradição automotiva ou mesmo motivação para cativar compradores (como as de países comunistas). tem o direito de fazer um modelo horroroso. Mas a luxuosa Bentley, que produz carros aristocráticos etiquetados bem acima de R$ 1 milhão, não pode.

Isso não a impediu de projetar o SUV EXP 9 F, atrocidade exibida inicialmente como conceito no Salão de Genebra de março último e agora cada vez mais perto de virar realidade. Segundo informações na mídia automotiva internacional, o pessoal da Bentley já se reuniu com a cúpula do Grupo Volkswagen, dono da marca inglesa, e obteve uma espécie de "sinal amarelo" para a produção em série do SUV.

O visual externo teria de ser mexido (jura?), mas o interior do protótipo, que obviamente esbanja luxo, agradou aos chefões da Volks. De resto, o público-alvo do "mais rápido e mais luxuoso SUV do mundo" (palavra de ordem da Bentley para o EXP 9 F) são os neomagnatas chineses, russos e do Oriente Médio. Aparentemente, uma turma que prefere ostentação ao bom gosto.

Um dos sinais mais claros de que a Bentley deve mesmo levar o projeto adiante é o vídeo que você assiste nesta página, e que mostra pela primeira vez o EXP 9 F em movimento. Ainda não há, no entanto, qualquer cofirmação sobre motorização, nem sobre o sistema de tração que o carro empregaria (se integral automática ou 4x4 sob demanda). Aguardemos, até para não tomar um susto depois.