Topo

Volkswagen compra restante da Porsche e anuncia investimento para segmento premium

Volkswagen toma controle absoluto da Porsche em 1º de agosto e mira segmento premium - Heinz-Peter Bader/Reuters
Volkswagen toma controle absoluto da Porsche em 1º de agosto e mira segmento premium Imagem: Heinz-Peter Bader/Reuters

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/07/2012 11h33

Depois de um longo período de negociações e de alguns prazos não cumpridos, finalmente a Volkswagen conseguiu o sinal verde para comprar os 50,1% restantes da Porsche: a partir de 1º de agosto deste ano, as duas empresas começam as operações em conjunto -- mesmo já tendo integrado uma linha de montagem. A VW vai pagar 4,46 bilhões de euros (aproximadamente R$ 11,3 bilhões) para ficar com todas as ações da fabricante de modelos esportivos. 

A novela entre as duas empresas perdurava desde 2009 e tinha de ser concluída até o final do ano passado. No entanto, como o governo alemão exigia cerca de 1,5 bilhão de euros em impostos pela transação, os acordos entre as marcas  foram revistos e a decisão só ficou para 2012, sem prazo oficial definido.

A Porsche alega que vendeu a parcela restante de suas ações por motivos estratégicos para a reestruturação financeira da empresa -- desde que a marca fez uma tentativa frustrada de comprar a Volkswagen, em 2008, acumulou um déficit de mais de 10 bilhões de euros.

A VW, como majoritária, já tomou até sua primeira medida após o anúncio do acordo: vai investir 320 milhões de euros --  ou R$ 813 milhões -- para dar um salto de vendas de seus modelos do segmento premium. A decisão faz parte da estratégia de crescimento do grupo, que pretende se tornar líder mundial de vendas até 2018. Com a crise no Velho Continente, as marcas que atendem esse tipo de consumidor foram as que menos sentiram os reflexos.