Topo

Spin, Blazer e Ônix completam a reforma da GM em 2012

Chevrolet Ônix na carroceria três-volumes: GM lança o compacto no Brasil este ano - Jorge da Costa Pimenta e Cláudia Graziela/UOL
Chevrolet Ônix na carroceria três-volumes: GM lança o compacto no Brasil este ano Imagem: Jorge da Costa Pimenta e Cláudia Graziela/UOL

Claudio Luis de Souza

Do UOL, em Detroit (EUA)

03/06/2012 19h54

A General Motors vai lançar no Brasil ainda este ano mais três modelos. A minivan Chevrolet Spin, com variações de cinco e sete lugares, chega no final deste mês. Ela substitui dois modelos de uma única vez: deixam de ser fabricadas Meriva e Zafira.

O lançamento seguinte é a nova Blazer, que foi desenvolvida no Brasil simultaneamente à já lançada S10, ambas produtos globais da nova fase da Chevrolet. No exterior, o SUV chama-se TrailBlazer, mas no Brasil deve manter o nome que o consagrou -- ao menos entre as forças policiais, sempre grandes clientes do modelo.

No entanto, e a exemplo da nova S10, a Blazer da próxima geração será um carro muito mais sofisticado que o atual, inclusive em termos de estilo.

Por fim, UOL Carros apurou que será lançado o Chevrolet Ônix, provavelmente com este nome mesmo e entre o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, e o final do ano. O compacto foi flagrado, sob forte disfarce, inicialmente na carroceria sedã, mas recentemente surgiram exemplares dois-volumes trafegando pelo interior de São Paulo.

Não é possível cravar, no entanto, se a GM fará uma manobra à la Sonic, lançando de uma vez o hatch e o sedã, ou se vai escalonar a entrada do compacto no mercado.

Quando chegar o dia 31 de dezembro deste ano, portanto, em cerca de um ano e meio a GM terá colocado no mercado brasileiro, com a gravatinha Chevrolet, Cruze sedã, S10, Cobalt, Cruze hatch, Sonic hatch e sedã, Spin de cinco e sete lugares, Blazer e Ônix. O SUV compacto Trax/Enjoy, visto de perto por UOL Carros aqui em Detroit e que será lançado no Salão de Paris, em setembro, ficou para 2013.

Ainda este ano, chegam o Cobalt com motor 1.8 e câmbio automático e mais um carro que será complemento ou reestilização de gama.

No mesmo período de 18 meses foram aposentados Vectra (sedã e GT), Astra hatch e sedã, Prisma 1.4 e Corsa sedã. Devem seguir o mesmo caminho, gradualmente, Celta/Prisma e Corsa hatch,

A GM também introduziu no Brasil uma nova plataforma (usada em Sonic e Cobalt) e, por ora, dois novos motores da família Ecotec (1.8 e 1.6, bicombustíveis) e um câmbio automático de seis marchas. Enfim, pelo menos de preguiçosa a empresa não pode mais ser acusada.

Viagem a convite da General Motors do Brasil